ARTESANATOS

CASO DESEJE EXPLICAÇÕES E MOLDES DOS TRABALHOS ABAIXO, MANDO POR EMAIL, não esqueça de deixar seu email para que possa responder


Os fios do meu pc ficavam no chão e toda vez que ia passar cera ficava com medo de alguma umidade chegar até onde não deveria. Achei essa caixa que o mercado jogou fora, cortei ao meio passei goma laca e  consegui um suporte para cpu que esconde os fios protegendo. 







 Essa cadeira é a ultima sobrevivente de um jogo de mesa e cadeiras de plastico. Estava com um quebradinho e toda manchada e arranhada, colei filtro de café usado e passei anilina com goma laca. Tá aí a cadeira restaurada:   





 na onda das boinas, usei uma calça velha e com a perna fiz essa boina, muito fácil de fazer. Quem quiser deixa o email que envio molde e dicas.











     Essa pequenininha sente muito frio. Depois de operar, ficou pior, então fiz um vestidinho pra ela, saiu bem mais barato que comprar um pronto:













PINTURA EM MDF FEITA POR ENCOMENDA



MINHA MAIS RECENTE MANIA: PATCHWORK
      Quando pequena via minha avó fazer colchas e tapetes com retalhos. Eu achava isso lindo! Algumas vezes pedi a ela que me ensinasse mas ela respondeu que não, que isso era muito dificil.Cresci com esse desejo e herdei da familia várias colchas feitas por ela e que até hoje me cobrem do frio, já que tenho asma e não suporto cobertor. Esses dias comentei com minha prima o meu desejo e ela me disse: "eu te oriento". Bem deu nessa colcha de retalhos com esses portas travesseiros. Só não entendo porquê todo mundo diz: "Não acredito que foi você quem fez". Acho que eu devo ser muito burrinha mesmo, porque ninguém acredita que fui eu quem fez!!! chega de falar aí vai ela:





    Ao fazer uma arrumação geral em casa, reparei em duas colchas que não cabiam direito na minha cama, sempre ficava um pedacinho sem cobrir. Percebi que as cores eram semelhantes então veio a idéia: Juntar as duas e fazer uma única colcha que pudesse cobrir minha cama. Ficou assim:









 Aproveitando restos de tecidos que tinha em casa, fiz o forro, então a colcha não somente coube em minha cama, como também ficou sendo dupla face:






 Depois disso eu animei. Precisava de uma bolsa e com pouca grana, com dó de dar 40 reais numa bolsa nova eu resolvi eu mesma fazer, olha a bolsa que fiz:




     Agora que animei, não posso ver um pedacinho de pano que resolvo fazer bolsas e mochilas.  Essa foi feita com retalhos da colcha rosa:

     Essa abaixo com retalhos da colcha verde:


Bem, depois de animar a fazer bolsas, vi uma bolsa com uma amiga. Ela tem um formato diferente, é feita toda em circulo. Se tiver interesse pelo molde, deixe o seu email abaixo e eu lhe mando por email.



     Tinha um pedaço antigo de um tecido de colcha e decidi fazer uma mochila pra levar meus materiais de música. a alça eu fiz com um tecido acetinado que usei para forro. Ela ficou muito boa: 




Professor adora transformar um lixo, tem mania de aproveitar tudo. Tem uma música que diz: "o lixo é luxo", bem acho que é mesmo assim.  Ganhei umas latas de biscoito de meu tio que com o tempo enferrujaram, mas eram ótimas pra guardar as coisas então, com aproveitando uma dica da minha prima, resolvi reciclar. lixei, passei "PRIMER"  e com tinta de tecido elas ficaram assim:
antes: 
lixada:    
com primer:   
pintada:

Adorei a idéia, resolvi então sair pintando todo tipo de latinha ou potezinho

 acima você vê de azul um potezinho de doce de leite, esses que é igual a um requeijão, pintado de azul e de verde o copinho de água mineral de vermelho uma lata de leite condensado onde eu cortei a tampa, e os outros eram outras latas de biscoito

Não sabia onde guardar meus lápis e pinceis. Veja o que a caixa de lâmpadas se tornou:

depois de passado goma laca ficou assim:




O bom de ser gerente da loja da irmã, é que a gente aproveita as sobras. Trabalhavamos com roupas e tecidos e todo finalzinho que sobrava, saia mais barato, com isso, um pouco de criatividade, fizemos muitas coisas eu, minha irmã e minha mãe. Aos poucos vou postar os trabalhos que fiz, tentarei postar todo fim de semana. Vamos ver se consigo!!!

Essa marca foi uma das primeira que fiz, como sempre, em tudo que vou aprender,sempre começo pelo mais complicado, eita eu sô.
Morei em uma escola de alfabetização que ficava na roça, não tinha televisão nem rádio. Os alunos e visinhos trabalhavam a tarde e à noitinha, nada se tinha pra fazer então uma de minhas distrações era fazer marcas, aqui estão algumas:

 Tinha um pedaço de pano redondo e vários pequenininhos, onde conseguiríamos uma marca redonda? Então tive uma idéia, juntei dois pedaços de uma mesma marca. A toalha de mesa ficou assim: 
Intercalando essa marca fiz uns raminhos azuis que se repetiram nas toalhinhas menores:

Mais uma toalha redonda:
Esta eu achei muito bonita na propaganda e comprei, mas depois de pronta, não ficou tão bonita como na propaganda
 Uma das coisas que mais gostei de fazer: vagonite:








Fiz umas toalhas marcadas e para completar, comprei emborrachados e pintei-os com desenhos iguais as marcas formando um jogo de banheiro com toalhas e tapetes dos mesmos desenhos e cores. A colça que vc vê em baixo dos tapetes, é uma colça de retalhos que minha avó fez quando ainda era viva:

Primeira vez que usei tinta. Ganhei uma toalha de rosto minha sobrinha, com o tempo, comprei uma de banho e fiz a minha primeira pintura:

Segunda pintura que fiz, também em uma toalha, utilizando um restinho de panho de itamine:

Com um pedaço de algodão (ou loninha, não sei ao certo) fiz algumas bolsas que doei pra amigos essa ficou comigo:
Minha cachorrinha sente muito frio mesmo sendo peludinha, então decidi fazer uma roupinha pra ela. Como a caminha dela quebra muito na hora de lavar, fiz uma capinha pra caminha, que posso tirar para lavar, assim a caminha duraria mais tempo. Os dois foram feitos com panos de chita:
Eis aí a caminha


CASO DESEJE EXPLICAÇÕES E MOLDES DOS TRABALHOS ABAIXO, MANDO POR EMAIL, não esqueça de deixar seu email para que possa responder

8 comentários:

  1. Parabéns Raquel tudo esta lindo!! Eu gostaria de receber o molde da bolsa branca,esta dificil decidir é tudo tão lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia da caixa de lâmpadas,você juntou duas com cola para fazer o porta lápis?Ah! amei tudo.Já pensou em dar cursos a distância.....por apostilas?

    ResponderExcluir
  3. obrigada, minha linda! sim, eu usei cola branca. Envio o molde até o fim da semana.

    ResponderExcluir
  4. adorei todo seu trabalho e gostaria muito que voce me enviasse o molde da quela linda passadeira linda marcada com flores coloridas.
    desde ja obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Raquel, tudo o que faz me agrada muito, porque adoro artesanato, parabéns! Mas a roupinha para a sua pequenina cachorrinha, ficou um show! O blog é lindo, adoro visitar este cantinho de vez em quando, abraços!

    ResponderExcluir
  6. adorei teus trabalhos e o principal, de um capricho total parabens

    ResponderExcluir

obrigada por seu comentario