Se acaso você tiver alguma dúvida sobre os assuntos colocados aqui, poste em comentários que eu a esclarecerei
Aqui vc vai encontrar um pouco sobre a teoria musical e como aplicá-la na prática
INTRODUÇÃO Á MÚSICA
Muita gente me diz sobre dificuldade de se aprender música como se fosse um bicho de trocentas cabeças.
Aprender música é mais fácil que se imagina. E não precisa ter dom pra música como todos acham. Não acredito que exista alguém que não tenha dom pra música. Assim como é impossível alguém que não goste de uma boa música. O que acontece, é que algumas pessoas aprenderam a escutar desde criança e outros não. Ou então não acharam o instrumento adequado a vc, ou não um professor que entenda suas espectativas.
Afinal, a música faz parte da vida.Se retirarmos todo som ao nosso redor, ainda escutaremos uma melodia e um rítimo, a melodia do sangue circulando em nossas veias e o ritmo de nosso coração. Sabe aquele som que fica no ouvido quando tá tudo em silêncio e você escuta como se fosse uma panela de pressão? É o som do sangue que circula em você. Coloque a mão na direção de seu coração e sentirá o rítmo batendo em uma batida constante e regular, se isso não acontecer, há algo de errado com vc. Procure um médico.
Antes de continuar desejo deixar claro que tenho sérios problemas com ortografia, então se vc vir algum erro em meu português, ou qualquer outra coisa, esteja à vontade para postar e eu agradecerei grandemente.Dito isso, vou continuar.
Todo som que nos rodeia, pode ser usado para música. desde um som agradavel como o cantar de um pássaro, como um som desagradável, como de um copo quebrando ou o grito de uma mulher. O que vai fazer a diferença, é onde você vai colocar esse som.
Dito isso, chegamos a conclusão que o músico, é o artista que trabalha com som e silêncio de forma que fique agradável a quem ouve ou para quem fez.
Uma vez, ouvi alguém dizer que a boa musica, é aquela que é capaz de ultrapassar gerações, creio que essa pessoa tinha razão.
Existem muitos e bons sits que falam sobre teoria musical e até mesmo sobre a pratica da música, muitos postam partituras gratúitas, basta um pouco de boa vontade e dedicação e conseguirão aprender. Também existem bons livros que se pode comprar mais pra frente postarei alguns sits e alguns livros que falam sobre música. Livros que li e recomendo.
Na próxima postagem, vou falar sobre as qualidades do som. Até mais. Obrigada por sua visita e paciência ao ler.
ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES DA TEORIA MUSICAL
Música é a arte de combinar sons e silêncio .
O som é produzido pela vibração do objeto. Observe uma corda, um papel ou mesmo um lápis, estando parados eles não produzem som algum, porém ao vibrá-lo (ao balança-lo), vc é capaz de ouvir um som. O mesmo ocorre com a voz. Temos em nossa garganta o que chamamos de cordas vocais que ao passar o ar, elas vibram fazendo o som que é nossa voz, nossa caixa toraxica e nossa formação óssea, dos lábios, dentes, etc, são responsáveis por algumas características de nossa voz.
As qualidades do som são:
- ALTURA: esta qualidade nos permite saber se o som é grave ou agudo. O som grave é produzido por uma vibração lenta. Quando a vibração é rápida, produzirá o som agudo. Isso é percebido pelo esticar de uma corda de violão. Quando ela está menos esticada, vibrará mais lentamente fazendo o som grave, se esticarmos mais ela terá o som agudo.
- INTENSIDADE: é a qualidade que nos permite distinguir se o som é forte ou fraco. Um som forte é um som com o volume alto como o som do trovão ou do leão. Exemplos de som fraco, seriam uma goteira ou um gatinho miando,
- TIMBRE: sabe quando você está no quarto e escuta alguém falando na sala e sabe dizer perfeitamente se é alguém da sua família, ou é um vizinho, e sabe dizer exatamente que vizinho é sem ao menos ver a pessoa, ou você escuta um instrumento e sabe dizer que aquele instrumento é "tal", mesmo sem ter visto? Isso é o que chamamos de timbre.
- DURAÇÃO: como o próprio nome diz: é o tempo que dura o som. Se um som é Longo,curto, teve uma duração menor. Um exemplo de som longo seria o som do rio, ou um choro de uma criança, aquele som que demora para acabar. Um exemplo de um som curto, seria uma goteira ou mesmo um pintinho piano (piu). ele teve uma duração maior, se ele é
NOTAS MUSICAIS e as CLAVES
Para representar os sons usamos as notas musicais.
Um certo monge chamado Guido dÁrezo, percebeu que os sons se assemelhavam ou se diferenciavam, e decidiu nomear esses sons. Vendo um poema com o título: Poema à São João, ele percebeu que haviam sete linhas e decidiu usar a primeira sílaba de cada linha sendo que na última linha ele usou a primeira letra de cada palavra. Surgiu assim o nome das notas: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI.
Temos noventa e sete sons, se não me engano, que por suas semelhaças foram reunidos com esses sete nomes.
Para grafá-los foi criado alguns sinais, assim como temos os sinais para as letras. Ao ver a letra "F", você sabe que o som dela é "éfe", sabe que som determina o desenho dessa letra. Assim é a grafia musical.
As notas são escritas em um conjunto de cinco linhas e quatro espaços chamados de pautapentagrama de baixo para cima.: ou
No início de cada pauta é colocado um sinal chamado de clave. Existem três tipos de clave. A clave de sol, a clave de fá e a clave de dó, porem as mais usadas são a clave de sol e clave de fá, sendo que a mais usada das duas é a clave de sol.
A clave de sol é usada para os sons agudos e é nela onde geralmente são grafados a melodia da música. Ela é escrita na segunda linha. Isso é importante, porque a nota que fica onde ela se inicia, recebe o nome dela, se ela mudar de linha, a nota da segunda linha mudará de nome. Estipulou-se então usar a clave de sol na segunda linha.
A clave de sol é usada para os sons agudos e é nela onde geralmente são grafados a melodia da música. Ela é escrita na segunda linha. Isso é importante, porque a nota que fica onde ela se inicia, recebe o nome dela, se ela mudar de linha, a nota da segunda linha mudará de nome. Estipulou-se então usar a clave de sol na segunda linha.
A clave de fá é grafada na quarta linha e é usada para sons graves. Geralmente é nela que ficariam os acompanhamentos da melodia.
A clave de dó dificilmente é usada então só mostrarei ela aqui, se quizerem saber mais é só pesquizar na net ou em algum livro de teoria musical.
AS NOTAS NAS CLAVES
Como disse anteriormente, a clave de sol se inicia na segunda linha da pauta (oou pentagrama), então a nota que se encontra nessa linha recebe o mesmo nome:sol O mesmo acontece com a clave de fá: a nota que fica na quarta linha, onde ela é feita, tem o nome de fá. As notas sempre são escritas em linha e espaço das pautas. Veja:
Se colocarmos todas as notas da escala (conjunto de oito notas em sequência) teremos:
Como temos muitos sons e apenas cinco linhas e quatro espaços usamos linhas complementares, seriam como linhas imaginarias para completar a pauta. Observe a diferença entre o dó e o ré abaixo:
Agora juntando tudo teremos:
O mesmo acontece com a clave de fá:
FIGURAS DE SOM (OU FIGURAS DE NOTA) :
Quando cantamos parabéns pra você o para é mais rapidinho, mas quando chegamos no bens esperamos um pouquinho, ele se torna mais demorado. Tente cantar devagar para perceber. É aí que entram as figuras de nota ou de som.
Digamos que o tempo dos sons fossem medidos por segundos, o som mais longo seria a semibreve que duraria quatro segundos. Dizemos que a SEMIBREVE tem quatro batidas. Ela tem sido a figura de nota mais longa usada no mundo atual. Antigamente se usavam outras como a breve, a longa e a máxima.. Mas essas acabaram em desuso. Ficamos então com a semibreve como nota mais longa, com quatro batidas.Agora a proxima figura de nota tem a metade de seu valor (a mínima) e a próxima a vetade da mínima e assim por diante veja:
As figuras de notas ou de som, também recebem o nome de valores positivos. Agora vamos ver as figuras de silêncio. Sim, o silêncio na música é tão importante como o som. É no silêncio que a gente dá uma pausinha pra respirar, ou paramos de tocar por um pouco para que o outro instrumento sobressaia. As figuras de silêncio recebem o nome de FIGURAS DE PAUSA ou VALORES NEGATIVOS. Elas possuem os mesmos nomes e mesmos valores que as figuras de som. Veja o quadro abaixo:
COMPASSO
Digamos que fossemos dividir a músicas em pedadços, nesse ponto encontraríamos as estrofes, dividindo mais acharíamos as frases e dividindo mais ainda, econtraríamos os compassos.
Compasso é a reunião ordenada de tempos. Eles podem ser BINÁRIOS, TERNÁRIOS ou QUATERNÁRIOS .
Compassos binários teriam a reunião de dois tempos. É o que acontece com a marcha. Lembram-se da música "Marcha Soldado, cabeça de papel"? então, procure cantá-la batendo as palmas e bem lentamente. Neste caso ficaria assim:
Marcha Soldado cabeça de papel...
onde mar seria forte (batemos as palmas nessa sílaba) e cha sol (de soldado) seria fraco (onde abrimos a mão para bater de novo), da seria forte e do e ca (de cabeça) seria fraco e assim por diante.
Compassos ternários teriam a reunião de três tempos onde o primeiro seria forte e os outros dois, fracos.
Os compassos quaternários seriam a reunião de quatro tempos sendo o primeiro forte, o segundo fraco o terceiro meio forte e o ultimo tempo seria fraco.
Os compassos seriam divididos por barras ou travessões e no final da música, usa-se duas barras ou travessão duplo para indicar o término da música.
Para indicar os compassos, logo após as claves vemos um número ou a letra C. Veja a seguir:
TOM E SEMITON
Imagine a porta da sala de sua casa e a porta da sala dos visinhos da direita e da esquerda. Se você fosse medir a distância entre a porta da sala de sua casa de de seus visinhos, dificilmente daria a mesma quantidade de passos, sempre uma seria maior que a outra. Entre os sons acontece a mesma coisa. Digamos que existisse uma escadinha entre os sons, alguns degraus seriam maiores e alguns menores. Aos degraus maiores chamaríamos de TOM e aos degraus menores de SEMITONS. Os semitons podem ser divididos ainda em comas, mas isso vamos deixar para um estudo mais profundo. Por enquanto, lembre-se: maior distância: tom e menor distância: semitom.
Existem dois semitons naturais, seriam entre o ré e o mi e entre o si e o dó. Nas notas naturais, teremos então a seguinte dispossição de tons e semitons:

No teclado fica facil descobrir. Se vc observar a tecla de um piano ou teclado ou órgão, vai perceber que existem dois conuntos de teclas pretas, um espaço e três peclas pretas seguidas, outro espaço e tudo se repete. No onde há os espaços, teremos semitons, onde há teclas pretas teremos tom. Então você pode descobrir que no teclado ou piano, o dó vem sempre antes das duas pretinhas, o ré no meio das duas pretinhas, o mi, depois das duas pretinhas, o fá antes das três pretinhas, o sol depois do fá e o lá depois do sol (no meio das três pretinhas) para finalizar, você tem o si depois das três pretinhas e tudo se repete veja:
LINHAS E NOTAS SUPLEMENTARES
Sabendo-se que existem vários sons (se não me engane, são 94) como colocá-los em um conjunto de apenas 5 linhas e quatro espaços, mesmo que se use duas claves? Então criou-se as linhas e espaços complementares. São linhas e espaços que se colocam em cima ou abaixo da pauta para completar. São contadas apartir da pauta. Veja:
(algumas figuras foram tiradas do livro curso completo de teoria musical e solfejo de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas)
LIGADURA
A ligadura, assim como o ponto de aumento que veremos a seguir, funcionam como se fosse um sinal de mais, ou seja, unimos o som. Quando as notas são iguais (dó e dó por exemplo) apenas toca-se ou canta-se uma nota e uni-se o tempo de ambas as notas que estão ligadas. Quando forem sobre notas diferentes, apenas unimos o som. Veja:
PONTO DE AUMENTO
O ponto de aumento é um ponto colocado ao lado da nota e que vale a metade de seu valor. Se lógo após ele for colocado um outro ponto, esse outro ponto terá a metade do primeiro ponto. Veja:
STACCATO:
Ao contrário do ponto de aumento e da ligadura que funcionam como se fossem um sinal de mais, o staccato funciona como se fosse um sinal de menos na música. É um sinalzinho colocado em cima ou abaixo da nota. Ele vai fazer com que o som seja seco, como se vc diminuisse o som, não na altura do volume, mas no tempo de duração do som:
FERMATA
É um sinal colocado em cima ou abaixo da nota, que prolonga seu valor conforme o executante da música, de forma a produzir uma beleza a música executada:
SINAIS DE ALTERAÇÃO
Sinais de alteração, são sinais que elevam ou diminuem a nota em meio tom. São colocados na frente da nota e exatamente onde as notas são escritas. Quando colocados ao lado da clave, recebem o nome de armadura de clave. O sinal que anula os sinais de alteração, que tambem são chamados de acidentes, é o bequadro.
O sustenido leva a nota em meio tom, ou seja, no teclado ou piano, no caso das notas dó, ré, fá, sól e lá você tocaria a nota preta mais proxima e que ficaria à sua direita. No violão, você iria pra casa mais próxima.
O dobrado sustenido altera em dois semitons, ou seja um tom. Retorne lá em cima para entender a diferença de tom e semiton.
Agora segue abaixo no teclado como ficaria, lembre-se que os semitons naturais são: si-dó e mi-fá.
ARMADURA DE CLAVE
Na armadura de clave, os sustenidos seguem a seguinte ordem:
FÁ, DÓ, DOL, RÉ, LÁ, MI, SI e a ordem dos bemois é inversa: SI, MI, LÁ RÉ, SOL, DÓ, FÁ
Na partitura eles seriam assim:
Na partitura eles seriam assim:
Usando o bequadro e seu efeito:
COMO DESCOBRIR O TOM DE UMA PARTITURA:
A primeira coisa é olhar a armadura de clave.
ARMADURA DE CLAVE:
Quando a armadura de clave é de sustenidos, o nome desta armadura é o nome de uma nota após o ultimo sustenido. Quando a armadura é de bemol, o nome será do penultimo bemol. Veja:
Quando eu tenho uma tonalidade maior e desejo descobrir a armadura que ela possui, basta observar algumas coisas:
- veja se o nome da tonalidade a qual eu busco tem sustenido ou bemol no nome, se acaso tiver bemol (ex: solb) eu saberei que a armadura de clave é feita de bemol, faço a armadura então, seguindo a ordem dos bemois até um bemol depois.
- Se for sustenido, vc sabe que a armadura será de sustenido, nesse caso, veja a nota que vem antes da tonalidade que vc busca a armadura, e faça a armadura seguindo a sequência dos sustenidos até encontrar o sustenido que tenha o nome de uma nota anterior a tonalidade.
- se o nome nao tiver nem sustenido nem bemol, saberá que a armadura será de sustenido, com excessão de dó maior e fá maior.
ESCALAS MAIORES
Escala é um conjunto de oito notas dispostas em uma sequência de tom e semiton.
As escalas maiores possuem a seguinte sequência:
No desenho acima você vê a escala de dó maior. Se começarmos com ré e utilizarmos essa sequência de tons e semitons, vamos encontrar um sustenido nas notas: fá e no dó. Daí a importância as armaduras de clave.
ESCALAS RELATIVAS:
Para cada escala maior, você encontrará a relativa menor. Para achá-la, basta descer um duas notas tendo um tom e meio de distância. Por exemplo: dó maior, descendo duas você encontra lá menor. Lá maior, descendo duas você encontra fá, porém precisa ter um tom e meio de distância, então fazendo isso, você vai encontrar fá sustenido menor. Observe que a armadura de lá maior contem fá sustenido, isso dá o nome a escala relativa.
ESCALAS MENORES:
As escalas menores, possuem a mesma armadura de clave da sua relativa maior.
Existem três tipos de escalas menores:
- escala primitiva: ela possui a mesma armadura de clave da sua relativa maior, começa e termina com a nota que possue o seu nome.
- escala harmônica: também possui a mesma armadura de clave da relativa maior, porém no sétimo grau tanto ascendente como descendente, é alterado em meio tom
- escala melódica: também possui a mesma armadura de clave de sua relativa maior, mas sobe com o sexto e sétimo grau alterado em meio tom e desce como a armadura de clave.
ALGUMAS IMAGENS ACIMA FORAM TIRADAS DO LIVRO: CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL E SOLFEJO DE BELMIRA CARDOSO E MARIO MASCARENHAS
COMO SABER A TONALIDADE DE UM TRECHO MUSICAL
- Observe a armadura de clave
- Veja se a quarta nota do tom da armadura é alterada, se for, esse ton está na escala menor, se não for a tonalidade é maior
- Veja a primeira e ultima nota, certamente elas serão alguma nota que faz parte do acorde que leva o nome do tom.
AGORA VAMOS FALAR SOBRE COMO COMPRAR UM INSTRUMENTO.
Já repararam que quando se fala em comprar um instrumento logo as pessoas dizem: "compre "yamaha"? Mas será que só existe esta marca?Só essa marca é boa? Lógico que não. Mas então por que logo falam em Yamaha? Isso eu não sei. Há alguns anos eu comprei um piano usado da marca M Schartzann e meu aluno comprou um piano Yamaha novo, mas meu piano usado era muito melhor que o novo dele. A madeira do M Schwartzmann era de melhor procedencia que a madeira do piano que ele comprou. Um aluno meu quiz comprar uma flauta doce certa vez e logo alguém falou: "compre Yamanha". Bem eu tenho uma Presley há mais de trinta anos, o som dela é muito bom, gosto mais do timbre dessa flauta que das outras que já vi, e essa marca é bem mais barato. Conheci um teclado Cássio que não me lembro bem o modelo, mas que tinha as sonoridades mais bonitas e mais reais que ja vi.
Não estou dizendo que Yamaha não seje uma boa marca, pelo contrario, é uma marca muito boa, seus instrumentos são muito bons, isso não se questiona, mas o que estou questionando é que possuem outras marcas mais baratas e que com sonoridades excelentes e de excelente qualidade. Então meu querido, quando for comprar um instrumento, não desanime pelo preço, procure um professor ou um músico especializado, ou mesmo alguém que já tenha aquela marca. Diga a seu professor suas condições financeiras e o que vc deseja e peça que ele oriente. Não pergunte ao vendedor, a maioria não sabe muito bem como se usa o instrumento e vai orientá-lo a comprar a marca mais conhecida.
Repito: NÃO estou dizendo que a marca Yamaha não é boa, estou apenas dizendo que NÃO É A ÚNICA. Talvez vc consiga seu instrumento de uma marca boa e que não custe tão caro.
Unidade de tempo, é a figura que preenche um tempo em um compasso.
UNIDADE DE TEMPO E DE COMPASSO
Unidade de compasso, é a figura que preenche o tempo do compasso.
Na representação do compasso, o numerador vai me mostrar quantas figuaras usar e o denominador qual figura usar. Veja:
Para ter uma semibreve vou usar:
1-

2 -

4-

8- 

16- 

32-

64- 

FIGURAS ANTIGAS:
Na escrita musical, haviam três figuras que cairam em desuso. São elas:
COMPASSOS COMPOSTOS
Os compassos compostos são aqueles onde a unidade de tempo (figura que preenche o tempo) é pontuada.
COMPASSOS RELATIVOS: se usarmos a fração do compasso simples e multiplicarmos por 3/2 encomtraremos o compasso composto relativo dele. Do mesmo modo, se dividirmos a fração do compasso composto por 3/2 encontraremos o compasso simples relativo ao compasso composto que estamos usando. Veja:
- 2/4 x 3/2 = 6/8
- 12/16 dividido por 3/2 = 4/8
Tendo a fração do compasso composto, divida por 3/2 e faça a unidade de tempo como se fosse um compasso simples, depois pontua e some tudo. Veja:
INTERVALOS
Os intervalos são as distâncias entre os sons. Quando você sai da porta da sala da sua casa em direção a porta da sala de seus vizinhos, pode perceber que não usa a mesma quantidade de passos para o vizinho da direita e para o vizinho da esquerda. Digamos que os sons estejam colocados em uma escada, onde houvesse uma distancia menor para o degrau entre o dó e o si e essa mesma distância entre o mi e o fá. Já para os outros sons a distância fossem maiores. Bem é exatamente isso que ocorre com os sons. A distância maior chamamos de tom e a distância menor de semiton. Veja:
Se você observar bem, verá que as distâncias de tons são intermediárias por uma tecla preta e as de semiton, não:
OUTROS INTERVALOS:
Até agora, falamos de intervalos em notas próximas (chamadas de graus conjuntos), agora vamos falar de notas distantes, o que também chamamos de graus disjuntos.
Quando os intervalos atingem duas notas, dizemos que é intervalo de segunda: Dó-Ré ou Lá-Sol. Quando ele atinge três, dizemos que é um intervalo de terça: Mi-Sol, por exemplo. Pela quantidade de tons e semitons que ele tenha, iremos dizer que ele é maior, aumentado, menor, diminuto ou justo. Só serão justos os intervalos de 4º,5ª e 8ª os outros serão classificados em Maiores, Menores. Já aumentados e diminutos todos podem ser. Veja:
Uma dica pra você guardar os intervalos é observar os semitons no teclado(lembre-se= semitom é o espaço em branco do teclado, se tiver a tecla preta no meio seria tom),
- uma segunda com um semitom será menor, quando não tem o intervalo de semitom, ela é maior
- uma terça com um semitom será menor,
- uma quarta com um semitom será justa do outro caso será aumentada
- uma quinta com dois semitons é diminuta (as outras são justas)
- uma sexta com dois semitons é menor, se tiver um semitom será maior
- uma sétima com dois semitons é menor, se tiver um semitom será maior
- no caso do bemol é o inverso, se ele for colocado só na primeira nota, você estaria aumentando em um semitom se for colocado na segunda, você estaria diminuindo um semitom.
- quando for colocado sustenidos e bemóis nas duas notas, você não aumenta nem diminui, ela permanece igual.
Quando temos mais de oito notas, os intervalos são chamados compostos. Para classificá-los, você aproxima a segunda nota e classifica como se fossem intervalos simples.
imagens tiradas do livro: "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas
CONTRATEMPO
Contratempo é a pausa colocado no tempo forte ou parte de tempo forte. No compasso, o primeiro tempo seria o forte seguido por tempos fracos. Se pegarmos um tempo e dividi-lo, teremos as partes de tempo, onde a primeira parte seria forte e as demais fracas. Veja:
Tons vizinhos são aqueles que tem a mesma armadura de clave e um acidente a mais ou a menos. Existem vizinhos diretos e indiretos. Os diretos seriam a relativa, o quarto e o quinto grau e os indiretos seriam os tons relativos do quarto e quinto grau. Tons afastados são todos os outros. A importância de se saber os tons vizinhos, é porque eles nos ajudam a cifrar uma música.Geralmente você poderá tocar uma música usando somente o tom principal e os tons vizinhos. Uma boa dica me foi dada pela professora Zenilda (professora de violão popular) e repartirei com vocês:
Chamaremos o acorde que vem no quarto grau de 2ª posição e o acorde que vem no quinto grau de 3º posição. Assim teremos os quadros abaixo com seus tons vizinhos:
COMO CIFRAR MÚSICA SÓZINHO
- No caso de compasso:
- No caso de partes de tempo:
- No caso de contratempos:
SÍNCOPES
Síncope é a ligadura do tempo fraco para o tempo forte. Veja:
TONS VIZINHOS E AFASTADOS
Tons vizinhos são aqueles que tem a mesma armadura de clave e um acidente a mais ou a menos. Existem vizinhos diretos e indiretos. Os diretos seriam a relativa, o quarto e o quinto grau e os indiretos seriam os tons relativos do quarto e quinto grau. Tons afastados são todos os outros. A importância de se saber os tons vizinhos, é porque eles nos ajudam a cifrar uma música.Geralmente você poderá tocar uma música usando somente o tom principal e os tons vizinhos. Uma boa dica me foi dada pela professora Zenilda (professora de violão popular) e repartirei com vocês:
Chamaremos o acorde que vem no quarto grau de 2ª posição e o acorde que vem no quinto grau de 3º posição. Assim teremos os quadros abaixo com seus tons vizinhos:
TONALIDADES MAIORES:
1º
|
2º
|
Prep
|
3º
|
1º
|
2º rel
|
Prep
|
3º rel
|
C
|
G7
|
C7
|
F
|
Am
|
E7
|
A7
|
Dm
|
D
|
A7
|
D7
|
G
|
Bm
|
F#7
|
B7
|
Em
|
E
|
B7
|
E7
|
A
|
C#m
|
G#7
|
C#7
|
F#m
|
F
|
C7
|
F7
|
B
|
Dm
|
A7
|
D7
|
Gm
|
G
|
D7
|
G7
|
C
|
Em
|
B7
|
E7
|
Am
|
A
|
E7
|
A7
|
D
|
F#m
|
C#7
|
F#7
|
Bm
|
B
|
F#7
|
B7
|
E
|
G#m
|
D#7
|
G#7
|
Cm
|
TONALIDADES MENORES:
1º
|
2º
|
Prep
|
3º
|
Relativo
|
2º Rel
|
Prep
|
3º Rel
|
Cm
|
G7
|
C7
|
Fm
|
Eb
|
Bb7
|
Eb7
|
A
|
Dm
|
A7
|
D7
|
Gm
|
F
|
C7
|
F7
|
B
|
Em
|
B7
|
E7
|
Am
|
G
|
D7
|
G7
|
C
|
Fm
|
C7
|
F7
|
Bbm
|
Ab
|
Eb7
|
Ab7
|
Db
|
Gm
|
D7
|
G7
|
Cm
|
Bb
|
F7
|
Bb7
|
Eb
|
Am
|
E7
|
A7
|
Dm
|
C
|
G7
|
C7
|
F
|
Bm
|
F#7
|
B7
|
Em
|
D
|
A7
|
D7
|
G
|
COMO CIFRAR MÚSICA SÓZINHO
1. Escolher uma melodia que se conheça bem
2. Ao cantar tentar ouvir e sentir a hora em que mudam os acordes. (Geralmente é na sílaba mais forte que cantamos)
3. Se a mudança for fraca ir para a 2ª posição, se a voz forçar, ir para a 3ª.
Qualquer música pode ser tocada em qualquer posição.
POSIÇÕES BÁSICAS E TONS RELATIVOS:
Os violonistas populares gostam de cantar e de se acompanhar ao violão.
Mas pode surgir um problema: como encontrara as mais prováveis posições que uma música normalmente exige para que se possa acompanhá-la satisfatoriamente?
Escolhido o tom da música, pode-se encontrar essas posições entre os intervalos de sua própria escala.
FUNÇÕES DOS GRAUS
Vamos supor que seja do modo Maior:
Dó – tônica (I)
Ré - supertônica (II)
Mi – mediante (III)
Fá –subdominante(IV)
Sol – dominante(V)
Lá – superdominante (VI)
Si – sensível (VII)
Dó – tônica oitavada (VIII)
As prováveis posições são:
· Tônica
· Dominante com a sétima
· Tonica com a sétima
· Subdominante
Podem ser consideradas posições básicas. Vamos achar cada uma delas em dó maior.
- Tônica (C) – é a posição fundamental de dó
- Dominante com a sétima (G7) – é a sétima de sol
- Tônica com a sétima (C7)
- Subdominante – é a preposição fundamental de fá (F)
Aí estão as posições básicas para se acompanhar em dó Maior:
C G7 C7 F
Nos métodos práticos, essas posições são chamadas respectivamente de :
- Primeira
- Segunda
- Preparação
- Terceira
Mas essas posições serviriam talvez só para acompanhar músicas bem simples, como valsas antigas ou canções infantis.
Recorre-se então ao tom relativo, procurando ampliar o campo de ação. Para os tons maiores os relativos acham-se a um tom e meio abaixo, acontecendo o inverso para os menores. Em Dó Maior, portanto, o relativo é Lá Menor.
O que foi feito em dó maior, repete-se em lá menor, para achar suas posições básicas. Observa-se que, na tônica com a sétima, o tom menor passa para maior.
- Tônica - lá menor
- Dominante com a sétima – mi 7
- Tônica com a sétima- lá7
- Subdominante – ré menor
Então já temos oito posições básicas para acompanhar em dó maior e lá menor.
Conhecer todas as posições básicas, ajuda bastante, mas não resolve totalmente os problemas do acompanhamento.Muitas melodias exigem uma harmonização que ultrapassa o campo dos tons relativos. Mas, se fôssemos relacionar novas séries de acordes, acabaríamos talvez incluindo todas as posições de todos os tons. A solução para essa dificuldade está na própria capacidade musical de cada um e numa hora dessas, mais vale um pouco de intuição e persistência, do que todas as formulas e regras da teoria musical. Outra forma de harmonizar é usar o circulo das quintas e a cadência II-V que aprenderemos mais à frente. É importante também que se conheça as escalas tanto maiores, quanto menores.
ACORDES
Quialteras, é quando modificamos o tempo das figuras. Elas podem ser para mais (aumentativas) ou para menos (diminutivas). As quialteras aumentativas, podem ser ainda:
aumentativas regulares:
misturadas notas e pausas:
Quanto a sua extensão:
As imagens foram tiradas dos livros : "Princípios Básicos da Música para a Juventude" de Maria Luisa de Mattos Priolli(segundo volume);Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Mario Mascarenhas (segundo volume);"Pontos de Teoria Musical" de Virginia S Fiusa, è Fácil Tocar por Cifras de Mario Mascarenhas e algumas foram retiradas da internete
Se acaso você tiver alguma dúvida sobre os assuntos colocados aqui, poste em comentários que eu a esclarecerei
Acorde é a junção de três ou mais notas simultaneamente tendo uma relação de intervalos entre elas. Podemos ter acorde de três, quatro ou mais sons.
Acordes de três sons:
Damos o nome de "baixo" à nota mais grave (ela sempre fica em baixo de todas as notas).
Damos o nome de "fundamental" à nota que dá origem ao acorde (tem o mesmo nome do acorde).
Os acodes de três sons possuem três estados:
- fundamental = onde a nota que fica em baixo de todas as notas é a fundamental (tem o mesmo nome do acorde)
- primeira inversão = quando a nota que forma um intervalo de terça com a fundamental está em baixo das outras ( o baixo é a terça). Essa é a nota que fica no meio do acorde.
- segunda inversão = a nota que está no baixo é aquela que forma um intervalo de quinta com a fundamental (a última nota do acorde fica em baixo).
Existem três tipos de acordes de três sons:
- perfeito maior = formado por três notas que, no estado fundamental (colocadas na ordem da escala), formam um intervalo de terça maior entre a nota que dá o nome a escala (fundamental) e a nota do meio e um intervalo de quinta justa entre a nota fundamental e a ultima nota. Ou um intervalo de terça maior entre a fundamental e nota do meio e uma terça menor entre a nota do meio e a última nota.
- perfeito menor = é formado por três notas que no estado fundamental, formam um intervalo de terça menor entre a nota fundamental e terça nota (ou nota do meio) e uma quinta justa entre a nota fundamental e a quinta nota (ultima nota). Ou um intervalo de terça menor, seguido pelo intervalo de terça maior
- quinta aumentada = quando no estado fundamental, é formado por uma terça maior e uma quinta aumentada. Ou uma sequência de terça maior e terça maior
- quinta diminuta = quando no estado fundamental é formado por uma terça menor e uma quinta diminuta. Ou uma sequência de terça menor e terça menor
CIFRAS
Para registrar os acordes usamos cifras que nada mais são do que letras do alfabeto. Em qualquer lugar do mundo as cifras querem dizer o mesmo som. Mesmo no japão, para escrever um acorde de dó maior você usaria a letra C. Você pode perguntar porque usar C em vez de D (já que dó começa com d) ou A (já que é a primeira letra do alfabeto). A resposta é que as cifras são escritas na língua saxônia enquanto as notas geralmente serão escritas na linguagem latina (dó, ré, mi,etc...). Alguns músicos costumam usar as cifras satânicas para notas também, mas elas são mais usadas para acordes.
Veja outras cifras e como se leêm:
Como você viu acima, podemos escrever uma cifra de maneiras diferente, mas existem formas aceitáveis, formas corretas e formas não corretas, veja abaixo na figura retirada do livro: Dicionário de Acordes Cifrados de Almir Chediak:
Os acordes de quatro sons, como o próprio nome diz, são formados de quatro notas. É formado pela sétima nota da escala, acrescentada ao acorde de 3 sons. são eles:
O acorde de 7ª dominante é encontrado no grau que recebe o seu nome: V grau ou seja dominante, tanto nas escalar maiores como nas menores
O acorde de 7ª da sensível é encontrado no grau que leva o seu nome: VII grau das escalas maiores
O acorde de 7ª da diminuta é encontrado no VII grau das escalas menores
Veja:
Linguagem latina
|
Linguagem saxônica
|
Linguagem latina
|
Linguagem saxônica
|
Dó maior
|
C
|
Dó menor
|
Cm
|
Ré maior
|
D
|
Ré menor
|
Dm
|
Mi maior
|
E
|
Mi menor
|
Em
|
Fá maior
|
F
|
Fá menor
|
Fm
|
Sol maior
|
G
|
Sol menor
|
Gm
|
Lá maior
|
A
|
Lá menor
|
Am
|
Si maior
|
B
|
Si menor
|
Bm
|
Veja outras cifras e como se leêm:
ACORDES DE QUATRO SONS
Os acordes de quatro sons, como o próprio nome diz, são formados de quatro notas. É formado pela sétima nota da escala, acrescentada ao acorde de 3 sons. são eles:
- 7ª da dominante= formado por uma 7ª menor sob um acorde perfeito maior
- 7ª da sensível= formado por uma 7ª menor sob um acorde de quinta diminuta
- 7ª da diminuta= formado por uma 7ª diminuta sob um acorde de quinta diminuta.
Se observarmos bem, eles são formados de 3 intervalos de terças sobrepostas onde:
- 7ª da dominante= formado por uma 3ª maior, 3ª menor e uma 3ª menor
- 7ª da sensível= formado por uma 3ª menor, 3ª menor e uma 3ª maior
- 7ª da diminuta= formado por uma 3ª menor, 3ª menor e uma 3ª menor
O acorde de 7ª dominante é encontrado no grau que recebe o seu nome: V grau ou seja dominante, tanto nas escalar maiores como nas menores
O acorde de 7ª da sensível é encontrado no grau que leva o seu nome: VII grau das escalas maiores
O acorde de 7ª da diminuta é encontrado no VII grau das escalas menores
Veja:
Os acordes mais usados são da 7ª da dominante e da 7ª da sensível, mas há ainda os acordes de 7ª maiores onde se acrescenta uma 7ª maior aos acordes de três sons.
ACORDE DE 4ª SUSPENSA
Nesses acordes, troque a terça pela quarta nota da escala. No caso de Csus = ao invés de fazermos dó, mi, sol ou dó, mib, sol, tocaremos dó fá sol
DEMAIS ACORDES
Os demais acordes como acordes de 9ª, 11ª, 14ª etc.. basta acrescentar os intervalos a partir da nota que dá nome ao acorde. Veja a tabela
TABELA DE ACORDES
ACORDES MAIORES ( primeira, terceira e quinta nota da escala)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C
|
Dó maior
|
DÓ MI SOL
|
D
|
Ré maior
|
RÉ FÁ# LÁ
|
E
|
Mi maior
|
MI SOL# SI
|
F
|
Fá maior
|
FÁ LÁ DÓ
|
G
|
Sol maior
|
SOL SI RÉ
|
A
|
Lá maior
|
LÁ DÓ# MI
|
B
|
Si maior
|
SI RÉ# FÁ#
|
ACORDES MENORES (diminui meio tom da terceira nota)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cm
|
Dó menor
|
DÓ MIb SOL
|
Dm
|
Ré menor
|
RÉ FÁ LÁ
|
Em
|
Mi menor
|
MI SOL SI
|
Fm
|
Fá menor
|
FÁ LÁb DÓ
|
Gm
|
Sol menor
|
SOL SIb RÉ
|
Am
|
Lá menor
|
LÁ DÓ MI
|
Bm
|
Si menor
|
SI RÉ FÁ#
|
ACORDES MAIORES COM QUINTA AUMENTADA (aumenta meio tom a 5ª)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C5#
|
Dó maior com a quinta aumentada
|
DÓ MI SOL#
|
D5#
|
Ré maior com a quinta aumentada
|
RÉ FÁ# LÁ#
|
E5#
|
Mi maior com a quinta aumentada
|
MI SOL# SI#
|
F5#
|
Fá maior com a quinta aumentada
|
FÁ LÁ DÓ#
|
G5#
|
Sol maior com a quinta aumentada
|
SOL SI RÉ#
|
A5#
|
Lá maior com a quinta aumentada
|
LÁ DÓ# MI#
|
B5#
|
Si maior com a quinta aumentada
|
SI RÉ# FÁx
|
ACORDES MENORES COM A QUINTA DIMINUTA (diminui meio tom a 5ª)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cm5b
|
Dó menor com a quinta diminuta
|
DÓ MIb SOLb
|
Dm5b
|
Ré menor com a quinta diminuta
|
RÉ FÁ LÁb
|
Em5b
|
Mi maior com a quinta diminuta
|
MI SOL SIb
|
Fm5b
|
Fá menor com a quinta diminuta
|
FÁ LÁb DÓb
|
Gm5b
|
Sol menor com a quinta diminuta
|
SOL SIb RÉb
|
Am5b
|
Lá menor com a quinta diminuta
|
LÁ DÓ MIb
|
Bm5b
|
Si menor com a quinta diminuta
|
SI RÉ FÁ
|
ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MENOR (diminui um tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde maior)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C7
|
Dó maior com sétima
|
DÓ MI SOL SIb
|
D7
|
Ré maior com sétima
|
RÉ FÁ#LÁ DÓ
|
E7
|
Mi maior com sétima
|
MI SOL# SI RÉ
|
F7
|
Fá maior com sétima
|
FÁ LÁ DÓ MIb
|
G7
|
Sol maior com sétima
|
SOL SI RÉ FÁ
|
A7
|
Lá maior com sétima
|
LÁ DÓ# MI SOL
|
B7
|
Si maior com sétima
|
SI RÉ# FÁ# LÁ
|
ACORDES MENORES COM SÉTIMA MENOR (diminui um tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde menor)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cm7
|
Dó menor com sétima
|
DÓ MIb SOLSIb
|
Dm7
|
Ré menor com sétima
|
RÉ FÁ LÁ DÓ
|
Em7
|
Mi maior com sétima
|
MI SOL SI RÉ
|
Fm7
|
Fá menor com sétima
|
FÁ LÁb DÓ MIb
|
Gm7
|
Sol menor com sétima
|
SOL SIb RÉ FÁ
|
Am7
|
Lá menor com sétima
|
LÁ DÓ MI SOL
|
Bm7
|
Si menor com sétima
|
SI RÉ FÁ# LÁ
|
ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MAIOR (diminui meio tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde maior)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C7#
|
Dó maior com sétima maior
|
DÓ MI SOL SI
|
D7#
|
Ré maior com sétima maior
|
RÉ FÁ#LÁ DÓ#
|
E7#
|
Mi maior com sétima maior
|
MI SOL# SI RÉ#
|
F7#
|
Fá maior com sétima maior
|
FÁ LÁ DÓ MI
|
G7#
|
Sol maior com sétima maior
|
SOL SI RÉ FÁ#
|
A7#
|
Lá maior com sétima maior
|
LÁ DÓ# MI SOL#
|
B7#
|
Si maior com sétima maior
|
SI RÉ# FÁ# LÁ#
|
ACORDES MENORES COM SÉTIMA MAIOR (diminui meio tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde menor)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cm7#
|
Dó menor com sétima maior
|
DÓ MIb SOLSI
|
Dm7#
|
Ré menor com sétima maior
|
RÉ FÁ LÁ DÓ#
|
Em7#
|
Mi maior com sétima maior
|
MI SOL SI RÉ#
|
Fm7#
|
Fá menor com sétima maior
|
FÁ LÁb DÓ MI
|
Gm7#
|
Sol menor com sétima maior
|
SOL SIb RÉ FÁ#
|
Am7#
|
Lá menor com sétima maior
|
LÁ DÓ MI SOL#
|
Bm7#
|
Si menor com sétima maior
|
SI RÉ FÁ# LÁ#
|
ACORDES DE SÉTIMA DIMINUTA (diminui um tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde diminuto)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C° ou Cdim
|
Dó diminuta
|
DÓ MIb SOLSIbb
|
D° ou Ddim
|
Ré diminuta
|
RÉ FÁ LÁ DÓb
|
E° ou Edim
|
Mi diminuta
|
MI SOL SI RÉb
|
F° ou Fdim
|
Fá diminuta
|
FÁ LÁb DÓ MIbb
|
G° ou Gdim
|
Sol diminuta
|
SOL SIb RÉ FÁb
|
A° ou Adim
|
Lá diminuta
|
LÁ DÓ MI SOLb
|
B° ou Bdim
|
Si diminuta
|
SI RÉ FÁ# LÁb
|
ACORDES MAIORES COM SEXTA (acrescenta-se a 6ª ao acorde maior)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C6
|
Dó maior com sexta
|
DÓ MI SOL LÁ
|
D6
|
Ré maior com sexta
|
RÉ FÁ#LÁ SI
|
E6
|
Mi maior com sexta
|
MI SOL# SI DÓ#
|
F6
|
Fá maior com sexta
|
FÁ LÁ DÓ RÉ#
|
G6
|
Sol maior com sexta
|
SOL SI RÉ MI
|
A6
|
Lá maior com sexta
|
LÁ DÓ# MI FÁ#
|
B6
|
Si maior com sexta
|
SI RÉ# FÁ# SOL#
|
ACORDES MENORES COM SEXTA (acrescenta-se a 6ª ao acorde maior)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cm6
|
Dó menor com sexta
|
DÓ MIb SOL LÁ
|
Dm6
|
Ré menor com sexta
|
RÉ FÁ LÁ SI
|
Em6
|
Mi menor com sexta
|
MI SOL SI DÓ#
|
Fm6
|
Fá menor com sexta
|
FÁ LÁb DÓ RÉ#
|
Gm6
|
Sol menor com sexta
|
SOL SIb RÉ MI
|
Am6
|
Lá menor com sexta
|
LÁ DÓ MI FÁ#
|
Bm6
|
Si menor com sexta
|
SI RÉ FÁ# SOL#
|
ACORDES DE QUARTA SUSPENSA ( substitui-se a terceira nota pela quarta)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C4 ou Csus
|
Dó com a quarta suspensa
|
DÓ FÁ SOL
|
D4 ou Dsus
|
Ré com a quarta suspensa
|
RÉ SOL LÁ
|
E4 ou Esus
|
Mi com a quarta suspensa
|
MI LÁ SI
|
F4 ou Fsus
|
Fá com a quarta suspensa
|
FÁ SI DÓ
|
G4 ou Gsus
|
Sol com a quarta suspensa
|
SOL DÓ RÉ
|
A4 ou Asus
|
Lá com a quarta suspensa
|
LÁ RÉ MI
|
B4 ou Bsus
|
Si com a quarta suspensa
|
SI DÒ FÁ#
|
ACORDES SUSTENIZADOS
Eleve todas as notas em meio tom
ACORDES MAIORES
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#
|
Dó sustenido maior
|
DÓ# MI# SOL#
|
D#
|
Ré sustenido maior
|
RÉ# FÁx LÁ#
|
E#
|
Mi sustenido maior
|
MI# SOLx SI#
|
F#
|
Fá sustenido maior
|
FÁ# LÁ# DÓ#
|
G#
|
Sol sustenido maior
|
SOL# SI# RÉ#
|
A#
|
Lá sustenido maior
|
LÁ# DÓx MI#
|
B#
|
Si sustenido maior
|
SI# RÉx FÁx
|
ACORDES MENORES
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#m
|
Dó sustenido menor
|
DÓ# MI SOL#
|
D#m
|
Ré sustenido menor
|
RÉ# FÁ# LÁ#
|
E#m
|
Mi sustenido maior
|
MI# SOL# SI#
|
F#m
|
Fá sustenido menor
|
FÁ# LÁ DÓ#
|
G#m
|
Sol sustenido menor
|
SOL# SI RÉ#
|
A#m
|
Lá sustenido menor
|
LÁ# DÓ# MI#
|
B#m
|
Si sustenido menor
|
SI# RÉ# FÁx
|
ACORDES MAIORES COM QUINTA AUMENTADA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#5#
|
Dó# maior com a quinta aumentada
|
DÓ# MI# SOLx
|
D#5#
|
Ré# maior com a quinta aumentada
|
RÉ# FÁx LÁx
|
E#5#
|
Mi# maior com a quinta aumentada
|
M# SOLx SIx
|
F#5#
|
Fá# maior com a quinta aumentada
|
FÁ# LÁ# DÓx
|
G#5#
|
Sol# maior com a quinta aumentada
|
SOL# SI# RÉx
|
A#5#
|
Lá# maior com a quinta aumentada
|
LÁ# DÓx MIx
|
B#5#
|
Si# maior com a quinta aumentada
| ![]() |
ACORDES MENORES COM A QUINTA DIMINUTA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#m5b
|
Dó# menor com a quinta diminuta
|
DÓ# MI SOL
|
D#m5b
|
Ré# menor com a quinta diminuta
|
RÉ# FÁ# LÁ
|
E#m5b
|
Mi# maior com a quinta diminuta
|
MI# SOL# SI
|
F#m5b
|
Fá# menor com a quinta diminuta
|
FÁ# LÁ DÓ
|
G#m5b
|
Sol# menor com a quinta diminuta
|
SOL# SI RÉ
|
A#m5b
|
Lá# menor com a quinta diminuta
|
LÁ# DÓ# MI
|
B#m5b
|
Si# menor com a quinta diminuta
|
SI# RÉ# FÁ#
|
ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#7
|
Dó sustenido maior com sétima
|
DÓ# MI# SOL# SI
|
D#7
|
Ré sustenido maior com sétima
|
RÉ# FÁx LÁ# DÓ#
|
E#7
|
Mi sustenido maior com sétima
|
MI# SOLx SI# RÉ#
|
F#7
|
Fá sustenido maior com sétima
|
FÁ# LÁ# DÓ# MI
|
G#7
|
Sol sustenido maior com sétima
|
SOL# SI# RÉ# FÁ#
|
A#7
|
Lá sustenido maior com sétima
|
LÁ# DÓx MI# SOL#
|
B#7
|
Si sustenido maior com sétima
|
SI# RÉx FÁx LÁ#
|
ACORDES MENORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#m7
|
Dó sustenido menor com sétima
|
DÓ# MI SOL# SI
|
D#m7
|
Ré sustenido menor com sétima
|
RÉ# FÁ# LÁ# DÓ#
|
E#m7
|
Mi sustenido maior com sétima
|
MI# SOL# SI# RÉ#
|
F#m7
|
Fá sustenido menor com sétima
|
FÁ# LÁ DÓ# MI
|
G#m7
|
Sol sustenido menor com sétima
|
SOL# SI RÉ# FÁ#
|
A#m7
|
Lá sustenido menor com sétima
|
LÁ# DÓ# MI# SOL#
|
B#m7
|
Si sustenido menor com sétima
|
SI# RÉ# FÁx LÁ#
|
ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#7#
|
Dó# maior com sétima maior
|
DÓ# MI# SOL# SI#
|
D#7#
|
Ré# maior com sétima maior
|
RÉ# FÁx LÁ# DÓx
|
E#7#
|
Mi# maior com sétima maior
|
MI# SOLx SI# RÉx
|
F#7#
|
Fá# maior com sétima maior
|
FÁ# LÁ# DÓ# MI#
|
G#7#
|
Sol# maior com sétima maior
|
SOL# SI# RÉ# FÁx
|
A#7#
|
Lá# maior com sétima maior
|
LÁ# DÓx MI# SOLx
|
B#7#
|
Si# maior com sétima maior
|
SI# RÉx FÁx LÁx
|
ACORDES MENORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#m7#
|
Dó# menor com sétima maior
|
DÓ# MI SOL# SI#
|
D#m7#
|
Ré# menor com sétima maior
|
RÉ# FÁ# LÁ# DÓx
|
E#m7#
|
Mi# maior com sétima maior
|
MI# SOL# SI# RÉx
|
F#m7#
|
Fá# menor com sétima maior
|
FÁ# LÁ DÓ# MI#
|
G#m7#
|
Sol# menor com sétima maior
|
SOL# SI RÉ# FÁx
|
A#m7#
|
Lá# menor com sétima maior
|
LÁ# DÓ# MI# SOLx
|
B#m7#
|
Si# menor com sétima maior
|
SI# RÉ# FÁx LÁx
|
ACORDES DE SÉTIMA DIMINUTA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#° ou C#dim
|
Dó sustenido diminuta
|
DÓ# MI SOL# SIb
|
D#° ou D#dim
|
Ré sustenido diminuta
|
RÉ# FÁ# LÁ# DÓ
|
E#° ou E#dim
|
Mi sustenido diminuta
|
MI# SOL# SI# RÉ
|
F#° ou F#dim
|
Fá sustenido diminuta
|
FÁ# LÁ DÓ# MIb
|
G#° ou G#dim
|
Sol sustenido diminuta
|
SOL# SI RÉ# FÁ
|
A#° ou A#dim
|
Lá sustenido diminuta
|
LÁ# DÓ# MI# SOL
|
B#° ou B#dim
|
Si sustenido diminuta
|
SI# RÉ# FÁx LÁ
|
ACORDES MAIORES COM SEXTA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#6
|
Dó sustenido maior com sexta
|
DÓ# MI# SOL# LÁ#
|
D#6
|
Ré sustenido maior com sexta
|
RÉ# FÁx LÁ SI
|
E#6
|
Mi sustenido maior com sexta
|
MI SOL# SI# DÓx
|
F#6
|
Fá sustenido maior com sexta
|
FÁ# LÁ# DÓ# RÉx
|
G#6
|
Sol sustenido maior com sexta
|
SOL# SI# RÉ# MI#
|
A#6
|
Lá sustenido maior com sexta
|
LÁ# DÓx MI# FÁx
|
B#6
|
Si sustenido maior com sexta
|
SI# RÉx FÁx SOLx
|
ACORDES MENORES COM SEXTA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#m6
|
Dó sustenido menor com sexta
|
DÓ# MI SOL# LÁ#
|
D#m6
|
Ré sustenido menor com sexta
|
RÉ# FÁ# LÁ# SI#
|
E#m6
|
Mi sustenido menor com sexta
|
MI# SOL# SI# DÓx
|
F#m6
|
Fá sustenido menor com sexta
|
FÁ# LÁ DÓ# RÉx
|
G#m6
|
Sol sustenido menor com sexta
|
SOL# SI RÉ# MI#
|
A#m6
|
Lá sustenido menor com sexta
|
LÁ# DÓ# MI# FÁx
|
B#m6
|
Si sustenido menor com sexta
|
SI# RÉ# FÁx SOLx
|
ACORDES DE QUARTA SUSPENSA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
C#4 ou C#sus
|
Dó# com a quarta suspensa
|
DÓ# FÁ# SOL#
|
D#4 ou D#sus
|
Ré# com a quarta suspensa
|
RÉ# SOL# LÁ#
|
E#4 ou E#sus
|
Mi# com a quarta suspensa
|
MI# LÁ# SI#
|
F#4 ou F#sus
|
Fá# com a quarta suspensa
|
FÁ # SI# DÓ#
|
G#4 ou G#sus
|
Sol# com a quarta suspensa
|
SOL# DÓ# RÉ#
|
A#4 ou A#sus
|
Lá# com a quarta suspensa
|
LÁ# RÉ# MI#
|
B#4 ou B#sus
|
Si# com a quarta suspensa
|
SI# DO# FÁx
|
ACORDES BEMONIZADOS
Abaixe todas as notas em meio tom
ACORDES MAIORES
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cb
|
Dó bemol maior
|
DÓb MIb SOLb
|
Db
|
Ré bemol maior
|
RÉb FÁ LÁb
|
Eb
|
Mi bemol maior
|
MIb SOLSIb
|
Fb
|
Fá bemol maior
|
FÁb LÁb DÓb
|
Gb
|
Sol bemol maior
|
SOLb SIb RÉb
|
Ab
|
Lá bemol maior
|
LÁb DÓ MIb
|
Bb
|
Si bemol maior
|
SIb RÉ FÁ
|
ACORDES MENORES
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cbm
|
Dó bemol menor
|
DÓb MIbb SOLb
|
Dbm
|
Ré bemol menor
|
RÉb FÁb LÁb
|
Ebm
|
Mi bemol maior
|
MIb SOLb SIb
|
Fbm
|
Fá bemol menor
|
FÁb LÁbb DÓb
|
Gbm
|
Sol bemol menor
|
SOLb SIbb RÉb
|
Abm
|
Lá bemol menor
|
LÁb DÓb MIb
|
Bbm
|
Si bemol menor
|
SIb RÉb FÁ
|
ACORDES MAIORES COM QUINTA AUMENTADA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cb5#
|
Dób maior com a quinta aumentada
|
DÓb MIb SOL
|
Db5#
|
Réb maior com a quinta aumentada
|
RÉb FÁ LÁ
|
Eb5#
|
Mib maior com a quinta aumentada
|
MIb SOL SI
|
Fb5#
|
Fáb maior com a quinta aumentada
|
FÁ bLÁb DÓ
|
Gb5#
|
Solb maior com a quinta aumentada
|
SOLb SIb RÉ
|
Ab5#
|
Láb maior com a quinta aumentada
|
LÁb DÓ MI
|
Bb5#
|
Sib maior com a quinta aumentada
|
SIb RÉ FÁ#
|
ACORDES MENORES COM A QUINTA DIMINUTA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cbm5b
|
Dób menor com a quinta diminuta
|
DÓb MIbb SOLbb
|
Dbm5b
|
Réb menor com a quinta diminuta
|
RÉb FÁb LÁbb
|
Ebm5b
|
Mib maior com a quinta diminuta
|
MIb SOLb SIbb
|
Fbm5b
|
Fáb menor com a quinta diminuta
|
FÁb LÁbb DÓbb
|
Gbm5b
|
Solb menor com a quinta diminuta
|
SOLb SIbb RÉbb
|
Abm5b
|
Láb menor com a quinta diminuta
|
LÁb DÓb MIbb
|
Bbm5b
|
Sib menor com a quinta diminuta
|
SIb RÉb FÁb
|
ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cb7
|
Dó bemol maior com sétima
|
DÓb MIb SOLb SIbb
|
Db7
|
Ré bemol maior com sétima
|
RÉb FÁ LÁb DÓb
|
Eb7
|
Mi bemol maior com sétima
|
MIb SOL SIb RÉb
|
Fb7
|
Fá bemol maior com sétima
|
FÁb LÁb DÓb MIbb
|
Gb7
|
Sol bemol maior com sétima
|
SOLb SIb RÉb FÁb
|
Ab7
|
Lá bemol maior com sétima
|
LÁb DÓ MIb SOLb
|
Bb7
|
Si bemol maior com sétima
|
SIb RÉ FÁ LÁb
|
ACORDES MENORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cbm7
|
Dó bemol menor com sétima
|
DÓb MIbb SOLb SIbb
|
Dbm7
|
Ré bemol menor com sétima
|
RÉb FÁb LÁb DÓb
|
Ebm7
|
Mi bemol maior com sétima
|
MIb SOLb SIb RÉb
|
Fbm7
|
Fá bemol menor com sétima
|
FÁb LÁbb DÓb MIbb
|
Gbm7
|
Sol bemol menor com sétima
|
SOLb SIbb RÉb FÁb
|
Abm7
|
Lá bemol menor com sétima
|
LÁb DÓb MIb SOLb
|
Bbm7
|
Si bemol menor com sétima
|
SIb RÉb FÁ LÁb
|
ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cb7#
|
Dó bemol maior com sétima maior
|
DÓb MIb SOLb SIb
|
Db7#
|
Ré bemol maior com sétima maior
|
RÉb FÁ LÁb DÓ
|
Eb7#
|
Mi bemol maior com sétima maior
|
MIb SOL SIb RÉ
|
Fb7#
|
Fá bemol maior com sétima maior
|
FÁb LÁb DÓb MIb
|
Gb7#
|
Sol bemol maior com sétima maior
|
SOLb SIb RÉb FÁ
|
Ab7#
|
Lá bemol maior com sétima maior
|
LÁb DÓ MIb SOL
|
Bb7#
|
Si bemol maior com sétima maior
|
SIb RÉ FÁ LÁ
|
ACORDES MENORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cbm7#
|
Dó menor com sétima maior
|
DÓb MIbb SOLb SIb
|
Dbm7#
|
Ré menor com sétima maior
|
RÉb FÁb LÁb DÓ
|
Ebm7#
|
Mi maior com sétima maior
|
MIb SOLb SIb RÉ
|
Fbm7#
|
Fá menor com sétima maior
|
FÁb LÁbb DÓb MIb
|
Gbm7#
|
Sol menor com sétima maior
|
SOLb SIbb RÉb FÁ
|
Abm7#
|
Lá menor com sétima maior
|
LÁb DÓb MIb SOL
|
Bbm7#
|
Si menor com sétima maior
|
SIb RÉb FÁ LÁ
|
ACORDES DE SÉTIMA DIMINUTA
Cifragem
|
Como se lê
| ![]() |
Cb° ou Cbdim
|
Dó bemol diminuta
|
DÓb MIbb SOLb SIbbb
|
Db° ou Dbdim
|
Ré bemol diminuta
| ![]() |
Eb° ou Ebdim
|
Mi bemol diminuta
|
MIb SOLb SIb RÉbb
|
Fb° ou Fbdim
|
Fá bemol diminuta
|
FÁb LÁbb DÓb MIbbb
|
Gb° ou Gbdim
|
Sol bemol diminuta
|
SOLb SIbb RÉb FÁbb
|
Ab° ou Abdim
|
Lá bemol diminuta
|
LÁb DÓb MIb SOLbb
|
Bb° ou Bbdim
|
Si bemol diminuta
|
SIb RÉb FÁ LÁbb
|
ACORDES MAIORES COM SEXTA (acrescenta-se a 6ª ao acorde maior)
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cb6
|
Dó bemol maior com sexta
|
DÓb MIb SOLb LÁb
|
Db6
|
Ré bemol maior com sexta
|
RÉb FÁ LÁb SIb
|
Eb6
|
Mi bemol maior com sexta
|
MIb SOL SIb DÓ
|
Fb6
|
Fá bemol maior com sexta
|
FÁb LÁb DÓb RÉ
|
Gb6
|
Sol bemol maior com sexta
|
SOLb SIb RÉb MIb
|
Ab6
|
Lá bemol maior com sexta
|
LÁb DÓ MIb FÁ
|
Bb6
|
Si bemol maior com sexta
|
SIb RÉ FÁ SOL
|
ACORDES MENORES COM SEXTA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cbm6
|
Dó bemol menor com sexta
|
DÓb MIbb SOLb LÁb
|
Dbm6
|
Ré bemol menor com sexta
|
RÉb FÁb LÁb SIb
|
Ebm6
|
Mi bemol menor com sexta
|
MIb SOLb SIb DÓ
|
Fbm6
|
Fá bemol menor com sexta
|
FÁb LÁbb DÓb RÉ
|
Gbm6
|
Sol bemol menor com sexta
|
SOLb SIbb RÉb MIb
|
Abm6
|
Lá bemol menor com sexta
|
LÁb DÓb MIb FÁ
|
Bbm6
|
Si bemol menor com sexta
|
SIb RÉb FÁ SOL
|
ACORDES DE QUARTA SUSPENSA
Cifragem
|
Como se lê
|
Notas
|
Cb4 ou Cbsus
|
Dó bemol com a quarta suspensa
|
DÓb FÁb SOLb
|
Db4 ou Dbsus
|
Ré bemol com a quarta suspensa
|
RÉb SOLb LÁb
|
Eb4 ou Ebsus
|
Mi bemol com a quarta suspensa
|
MIb LÁb SIb
|
Fb4 ou Fbsus
|
Fá bemol com a quarta suspensa
|
FÁb SIb DÓb
|
Gb4 ou Gbsus
|
Sol bemol com a quarta suspensa
|
SOLb DÓb RÉb
|
Ab4 ou Absus
|
Lá bemol com a quarta suspensa
|
LÁb RÉb MIb
|
Bb4 ou Bbsus
|
Si bemol com a quarta suspensa
|
SIb DÒb FÁ
|
DEMAIS ACORDES:
Para acordes com 9, 11 e 14, acrescente os intervalos correspondentes a um acorde de 7ª. Ex: C(dó maior): dó mi sol C9(dó com nona): acrescente a nona: do mi sol sib ré
QUIALTERAS:
Quialteras, é quando modificamos o tempo das figuras. Elas podem ser para mais (aumentativas) ou para menos (diminutivas). As quialteras aumentativas, podem ser ainda:
- regular: quando possui o mesmo grupo (quantidade) de figuras mais a metade da quantidade. EX: se o grupo normal de figuras para um tempo for quatro semicolcheias e eu acrescentar mais duas.
- irregular: quando aumento o grupo de figuras de forma que não a mesma quantidade e mais a metade. Veja:
aumentativas regulares:
aumentativas irregulares:
diminutivas
misturadas notas e pausas:
VOZES:
Chamamos de voz o movimento das cordas vocais. De acordo com a extensão e o timbre, classificam-se em femininas e masculinas.
Chamamos de extensão a quantidade de sons cantados.
As vozes de um adulto podem ser classificada em:
femininas:
- soprano
- meio soprano
- contralto
- tenos
- barítono
- baixo
femininas:
- sopranino
- contraltino
- tenorino
- contraltino
Quanto a sua extensão:
As imagens foram tiradas dos livros : "Princípios Básicos da Música para a Juventude" de Maria Luisa de Mattos Priolli(segundo volume);Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Mario Mascarenhas (segundo volume);"Pontos de Teoria Musical" de Virginia S Fiusa, è Fácil Tocar por Cifras de Mario Mascarenhas e algumas foram retiradas da internete
eu tenho uma dúvida sobre graus, qual a finalidade de cada uma e porque alguns são maiores,menores e justos e como eu sei se é M,m ou J
ResponderExcluirTocar o maior e menor você verá a diferença. Quando é maior, vc sente alegria, bem estar, disposição.os menores fazem você sentir tristeza, introspecção, ser mais sensível, ter vontade de chorar. Cada grau é um acordei formado em cima da nota da escala da tonalidade. O quinto grau te dá um sensação que falta algo. São chamados maiores ou menores por causa da distância entre as notas. Dó maior tem uma terça maior. Dó menor, tem uma terça menor.
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