MÚSICA


  Se acaso você tiver alguma dúvida sobre os assuntos colocados aqui, poste em comentários que eu a esclarecerei

Aqui vc vai encontrar um pouco sobre a teoria musical e como aplicá-la na prática
INTRODUÇÃO Á MÚSICA

      Muita gente me diz sobre dificuldade de se aprender música como se fosse um bicho de trocentas cabeças. 
     Aprender música é mais fácil que se imagina. E não precisa ter dom pra música como todos acham. Não acredito que exista alguém que não tenha dom pra música. Assim como é impossível alguém que não goste de uma boa música. O que acontece, é que algumas pessoas aprenderam a escutar desde criança e outros não. Ou então não acharam o instrumento adequado a vc, ou não um professor que entenda suas espectativas. 
     Afinal, a música faz parte da vida.Se retirarmos todo som ao nosso redor, ainda escutaremos uma melodia e um rítimo, a melodia do sangue circulando em nossas veias e o ritmo de nosso coração. Sabe aquele som que fica no ouvido quando tá tudo em silêncio e você escuta como se fosse uma panela de pressão? É o som do sangue que circula em você. Coloque a mão na direção de seu coração e sentirá o rítmo batendo em uma batida constante e regular, se isso não acontecer, há algo de errado com vc. Procure um médico.
     Antes de continuar desejo deixar claro que tenho sérios problemas com ortografia, então se vc vir algum erro em meu português, ou qualquer outra coisa, esteja à vontade para postar e eu agradecerei grandemente.Dito isso, vou continuar. 
     Todo som que nos rodeia, pode ser usado para música. desde um som agradavel como o cantar de um pássaro, como um som desagradável, como de um copo quebrando ou o grito de uma mulher. O que vai fazer a diferença, é onde você vai colocar esse som.
     Dito isso, chegamos a conclusão que o músico, é o artista que trabalha com som e silêncio de forma que fique agradável a quem ouve ou para quem fez.
     Uma vez, ouvi alguém dizer que a boa musica, é aquela que é capaz de ultrapassar gerações, creio que essa pessoa tinha razão.
     Existem muitos e bons sits que falam sobre teoria musical e até mesmo sobre a pratica da música, muitos postam partituras gratúitas, basta um pouco de boa vontade e dedicação e conseguirão aprender. Também existem bons livros que se pode comprar mais pra frente postarei alguns sits e alguns livros que falam sobre música. Livros que li e recomendo.
     Na próxima postagem, vou falar sobre as qualidades do som. Até mais. Obrigada por sua visita e paciência ao ler.
ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES DA TEORIA MUSICAL
     Música é a arte de combinar sons e silêncio .
     O som é produzido pela vibração do objeto. Observe uma corda, um papel ou mesmo um lápis, estando parados eles não produzem som algum, porém ao vibrá-lo (ao balança-lo), vc é capaz de ouvir um som. O mesmo ocorre com a voz. Temos em nossa garganta o que chamamos de cordas vocais que ao passar o ar, elas vibram fazendo o som que é nossa voz, nossa caixa toraxica e nossa formação óssea, dos lábios, dentes, etc, são responsáveis por algumas características de nossa voz.
     As qualidades do som são:
  • ALTURA: esta qualidade nos permite saber se o som é grave ou agudo. O som grave é produzido por uma vibração lenta. Quando a vibração é rápida, produzirá o som agudo. Isso é percebido pelo esticar de uma corda de violão. Quando ela está menos esticada, vibrará mais lentamente fazendo o som grave, se esticarmos mais ela terá o som agudo.
  • INTENSIDADE: é a qualidade que nos permite distinguir se o som é forte ou fraco. Um som forte é um som com o volume alto como o som do trovão ou do leão. Exemplos de som fraco, seriam uma goteira ou um gatinho miando, 
  • TIMBRE: sabe quando você está no quarto e escuta alguém falando na sala e sabe dizer perfeitamente se é alguém da sua família, ou é um vizinho, e sabe dizer exatamente que vizinho é sem ao menos ver a pessoa,  ou você escuta um instrumento e sabe dizer que aquele instrumento é "tal", mesmo sem ter visto? Isso é o que chamamos de timbre.
  • DURAÇÃO: como o próprio nome diz: é o tempo que dura o som. Se um som é Longo,curto, teve uma duração menor. Um exemplo de som longo seria o som do rio, ou um choro de uma criança, aquele som que demora para acabar. Um exemplo de um som curto, seria uma goteira ou mesmo um pintinho piano (piu). ele teve uma duração maior, se ele é

NOTAS MUSICAIS e as CLAVES
     Para representar os sons usamos as notas musicais.
     Um certo monge chamado Guido dÁrezo, percebeu que os sons se assemelhavam ou se diferenciavam, e decidiu nomear esses sons. Vendo um poema com o título: Poema à São João, ele percebeu que haviam sete linhas e decidiu usar a primeira sílaba de cada linha sendo que na última linha ele usou a primeira letra de cada palavra. Surgiu assim o nome das notas: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI.
     Temos noventa e sete sons, se não me engano, que por suas semelhaças foram reunidos com esses sete nomes.
     Para grafá-los foi criado alguns sinais, assim como temos os sinais para as letras. Ao ver a letra "F", você sabe que o som dela é "éfe", sabe que som determina o desenho dessa letra. Assim é a grafia musical.  
     As notas são escritas em um conjunto de cinco linhas e quatro espaços chamados de pautapentagrama de baixo para cima.: ou
     No início de cada pauta é colocado um sinal chamado de clave. Existem três tipos de clave. A clave de sol, a clave de fá e a clave de dó, porem as mais usadas são a clave de sol e clave de fá, sendo que a mais usada das duas é a clave de sol.
    A clave de sol é usada para os sons agudos e é nela onde geralmente são grafados a melodia da música. Ela é escrita na segunda linha. Isso é importante, porque a nota que fica onde ela se inicia, recebe o nome dela, se ela mudar de linha, a nota da segunda linha mudará de nome. Estipulou-se então usar a clave de sol na segunda linha.

     A clave de fá é grafada na quarta linha  e é usada para sons graves. Geralmente é nela que ficariam os acompanhamentos da melodia.



     A clave de dó dificilmente é usada então só mostrarei ela aqui, se quizerem saber mais é só pesquizar na net ou em algum livro de teoria musical.



AS NOTAS NAS CLAVES
     Como disse anteriormente, a clave de sol se inicia na segunda linha da pauta (oou pentagrama), então a nota que se encontra nessa linha recebe o mesmo nome:sol O mesmo acontece com a clave de fá: a nota que fica na quarta linha, onde ela é feita, tem o nome de fá. As notas sempre são escritas em linha e espaço das pautas. Veja:


     Se colocarmos todas as notas da escala (conjunto de oito notas em sequência) teremos:

    
     
Como temos muitos sons e apenas cinco linhas e quatro espaços usamos linhas complementares, seriam como linhas imaginarias para completar a pauta. Observe a diferença entre o dó e o ré abaixo:


     Agora juntando tudo teremos:

     O mesmo acontece com a clave de fá:
     
FIGURAS DE SOM (OU FIGURAS DE NOTA) :
     Quando cantamos parabéns pra você o para é mais rapidinho, mas quando chegamos no bens esperamos um pouquinho, ele se torna mais demorado. Tente cantar devagar para perceber. É aí que entram as figuras de nota ou de som.
    Digamos que o tempo dos sons fossem medidos por segundos, o som mais longo seria a semibreve que duraria quatro segundos. Dizemos que a SEMIBREVE tem quatro batidas. Ela tem sido a figura de nota mais longa usada no mundo atual. Antigamente se usavam outras como a breve, a longa e a máxima.. Mas essas acabaram em desuso. Ficamos então com a semibreve como nota mais longa, com quatro batidas.Agora a proxima figura de nota tem a metade de seu valor (a mínima) e a próxima a vetade da mínima e assim por diante veja:



     As figuras de notas ou de som, também recebem o nome de valores positivos. Agora vamos ver as figuras de silêncio. Sim, o silêncio na música é tão importante como o som. É no silêncio que a gente dá uma pausinha pra respirar, ou paramos de tocar por um pouco para que o outro instrumento sobressaia. As figuras de silêncio recebem o nome de FIGURAS DE PAUSA  ou VALORES NEGATIVOS. Elas possuem os mesmos nomes e mesmos valores que as figuras de som. Veja o quadro abaixo:


  
COMPASSO
      Digamos que fossemos dividir a músicas em pedadços, nesse ponto encontraríamos as estrofes, dividindo mais acharíamos as frases e dividindo mais ainda, econtraríamos os compassos.
     Compasso é a reunião ordenada de tempos. Eles podem ser BINÁRIOS TERNÁRIOS ou QUATERNÁRIOS .
     Compassos binários teriam a reunião de dois tempos. É o que acontece com a marcha. Lembram-se da música "Marcha Soldado, cabeça de papel"? então, procure cantá-la batendo as palmas e bem lentamente. Neste caso ficaria assim:

Marcha Soldado cabeça de papel...
onde mar seria forte (batemos as palmas nessa sílaba) e cha  sol (de soldado) seria fraco (onde abrimos a mão para bater de novo), da seria forte e do e ca (de cabeça) seria fraco e assim por diante.

     Compassos ternários teriam a reunião de três tempos onde o primeiro seria forte e os outros dois, fracos.


     Os compassos quaternários seriam a reunião de quatro tempos sendo o primeiro forte, o segundo fraco o terceiro meio forte e o ultimo tempo seria fraco. 
     Os compassos seriam divididos por barras ou travessões e  no final da música, usa-se duas barras ou travessão duplo para indicar o término da música. 
     Para indicar os compassos, logo após as claves vemos um número ou a letra C. Veja a seguir:





TOM E SEMITON
     Imagine a porta da sala de sua casa e a porta da sala dos visinhos da direita e da esquerda. Se você fosse medir a distância entre a porta da sala de sua casa de de seus visinhos, dificilmente daria a mesma quantidade de passos, sempre uma seria maior que a outra. Entre os sons acontece a mesma coisa. Digamos que existisse uma escadinha entre os sons, alguns degraus seriam maiores e alguns menores. Aos degraus maiores chamaríamos de TOM  e aos degraus menores de SEMITONS. Os semitons podem ser divididos ainda em comas, mas isso vamos deixar para um estudo mais profundo. Por enquanto, lembre-se: maior distância: tom e menor distância: semitom. 
     Existem dois semitons naturais, seriam entre o e o mi e entre o si e o . Nas notas naturais, teremos então a seguinte dispossição de tons e semitons:

     No teclado fica facil descobrir. Se vc observar a tecla de um piano ou teclado ou órgão, vai perceber que existem dois conuntos de teclas pretas, um espaço e três peclas pretas seguidas, outro espaço e tudo se repete. No onde há os espaços, teremos semitons, onde há teclas pretas teremos tom.  Então você pode descobrir que no teclado ou piano, o dó vem sempre antes das duas pretinhas, o ré no meio das duas pretinhas, o mi, depois das duas pretinhas, o fá antes das três pretinhas, o sol depois do fá e o lá depois do sol (no meio das três pretinhas) para finalizar, você tem o si depois das três pretinhas e tudo se repete veja:
  
LINHAS E NOTAS SUPLEMENTARES
     Sabendo-se que existem vários sons (se não me engane, são 94) como colocá-los em um conjunto de apenas 5 linhas e quatro espaços, mesmo que se use duas claves? Então criou-se as linhas e espaços complementares. São linhas e espaços que se colocam em cima ou abaixo da pauta para completar. São contadas apartir da pauta. Veja:





(algumas figuras foram tiradas do livro curso completo de teoria musical e solfejo de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas)
 
LIGADURA
      A ligadura, assim como o ponto de aumento que veremos a seguir, funcionam como se fosse um sinal de mais, ou seja, unimos o som. Quando as notas são iguais (dó e dó por exemplo) apenas toca-se ou canta-se uma nota e uni-se o tempo de ambas as notas que estão ligadas. Quando forem sobre notas diferentes, apenas unimos o som. Veja:



  
PONTO DE AUMENTO
     O ponto de aumento é um ponto colocado ao lado da nota e que vale a metade de seu valor. Se lógo após ele for colocado um outro ponto, esse outro ponto terá a metade do primeiro ponto. Veja:



STACCATO:
     Ao contrário do ponto de aumento e da ligadura que funcionam como se fossem um sinal de mais, o staccato funciona como se fosse um sinal de menos na música. É um sinalzinho colocado em cima ou abaixo da nota. Ele vai fazer com que o som seja seco, como se vc diminuisse o som, não na altura do volume, mas no tempo de duração do som: 


FERMATA
     É um sinal colocado em cima ou abaixo da nota, que prolonga seu valor conforme o executante da música, de forma a produzir uma beleza a música executada:

SINAIS DE ALTERAÇÃO
          Sinais de alteração, são sinais que elevam ou diminuem a nota em meio tom. São colocados na frente da nota e exatamente onde as notas são escritas. Quando colocados ao lado da clave, recebem o nome de armadura de clave. O sinal que anula os sinais de alteração, que tambem são chamados de acidentes, é o bequadro.





     O sustenido leva a nota em meio tom, ou seja, no teclado ou piano, no caso das notas dó, ré, fá, sól e lá você tocaria a nota preta mais proxima e que ficaria à sua direita. No violão, você iria pra casa mais próxima.

     O dobrado sustenido altera em dois semitons, ou seja um tom. Retorne lá em cima para entender a diferença de tom e semiton. 
    
   No caso do bemol, acontece o inverso, ao invés de aumentar e ir para a direita, iremos para esquerda, diminuindo em meio tom. Segue abaixo em sequencia o bemol e o dobrado bemol. O bemol abaixando em meio tom e o sustenido em um tom.



I

      Agora segue abaixo no teclado como ficaria, lembre-se que os semitons naturais são: si-dó e mi-fá.






ARMADURA DE CLAVE
     Na armadura de clave, os sustenidos seguem a seguinte ordem: 
 FÁ, DÓ, DOL, RÉ, LÁ, MI, SI e a ordem dos bemois é inversa: SI, MI, LÁ RÉ, SOL, DÓ, FÁ

     Na partitura eles seriam assim:
 

    
     Usando o bequadro e seu efeito:


     COMO DESCOBRIR O TOM DE UMA PARTITURA:
     A primeira coisa é olhar a armadura de clave.
ARMADURA DE CLAVE:
     Quando a armadura de clave é de sustenidos, o nome desta armadura é o nome de uma nota após o ultimo sustenido.  Quando a armadura é de bemol, o nome será do penultimo bemol. Veja:
      Quando eu tenho uma tonalidade maior e desejo descobrir a armadura que ela possui, basta observar algumas coisas:
  • veja se o nome da tonalidade a qual eu busco tem sustenido ou bemol no nome, se acaso tiver bemol (ex: solb) eu saberei que a armadura de clave é feita de bemol, faço a armadura então, seguindo a ordem dos bemois até um bemol depois. 
  • Se for sustenido, vc sabe que a armadura será de sustenido, nesse caso, veja a nota que vem antes da tonalidade que vc busca a armadura, e faça a armadura seguindo a sequência dos sustenidos até encontrar o sustenido que tenha o nome de uma nota anterior a tonalidade.
  • se o nome nao tiver nem sustenido nem bemol, saberá que a armadura será de sustenido, com excessão de dó maior e fá maior. 
ESCALAS MAIORES
     Escala é um conjunto de oito notas dispostas em uma sequência de tom e semiton.
     As escalas maiores possuem a seguinte sequência: 


     
    No desenho acima você vê a escala de dó maior. Se começarmos com ré e utilizarmos essa sequência de tons e semitons, vamos encontrar um sustenido nas notas: fá e no dó. Daí a importância as armaduras de clave.

ESCALAS RELATIVAS:
     Para cada escala maior, você encontrará a relativa menor. Para achá-la, basta descer um duas notas tendo um tom e meio de distância. Por exemplo: dó maior, descendo duas você encontra lá menor. Lá maior, descendo duas você encontra fá, porém precisa ter um tom e meio de distância, então fazendo isso, você vai encontrar fá sustenido menor. Observe que a armadura de lá maior contem fá sustenido, isso dá o nome a escala relativa.
ESCALAS MENORES:
     As escalas menores, possuem a mesma armadura de clave da sua relativa maior. 
     Existem três tipos de escalas menores:
  • escala primitiva: ela possui a mesma armadura de clave da sua relativa maior, começa e termina com a nota que possue o seu nome.
  • escala harmônica: também possui a mesma armadura de clave da relativa maior, porém no sétimo grau tanto ascendente como descendente, é alterado em meio tom
  • escala melódica: também possui a mesma armadura de clave de sua relativa maior, mas sobe com o sexto e sétimo grau alterado em meio tom e desce como a armadura de clave.



ALGUMAS IMAGENS ACIMA FORAM TIRADAS DO LIVRO: CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL E SOLFEJO DE BELMIRA CARDOSO E MARIO MASCARENHAS

COMO SABER A TONALIDADE DE UM TRECHO MUSICAL 
  1. Observe a armadura de clave
  2. Veja se a quarta nota do tom da armadura é alterada, se for, esse ton está na escala menor, se não for a tonalidade é maior
  3. Veja a primeira e ultima nota, certamente elas serão alguma nota que faz parte do acorde que leva o nome do tom.
AGORA VAMOS FALAR SOBRE COMO COMPRAR UM INSTRUMENTO.
     Já repararam que quando se fala em comprar um instrumento logo as pessoas dizem: "compre "yamaha"? Mas será que só existe esta marca?Só essa marca é boa? Lógico que não. Mas então por que logo falam em Yamaha? Isso eu não sei. Há alguns anos eu comprei um piano usado da marca M Schartzann e meu aluno comprou um piano Yamaha novo, mas meu piano usado era muito melhor que o novo dele. A madeira do M Schwartzmann era de melhor procedencia que a madeira do piano que ele comprou. Um aluno meu quiz comprar uma flauta doce certa vez e logo alguém falou: "compre Yamanha". Bem eu tenho uma Presley há mais de trinta anos, o som dela é muito bom, gosto mais do timbre dessa flauta que das outras que já vi, e essa marca é bem mais barato. Conheci um teclado Cássio que não me lembro bem o modelo, mas que tinha as sonoridades mais bonitas e mais reais que ja vi. 
     Não estou dizendo que Yamaha não seje uma boa marca, pelo contrario, é uma marca muito boa, seus instrumentos são muito bons, isso não se questiona, mas o que estou questionando é que possuem outras marcas mais baratas e que com sonoridades excelentes e de excelente qualidade. Então meu querido, quando for comprar um instrumento, não desanime pelo preço, procure um professor ou um músico especializado, ou mesmo alguém que já tenha aquela marca. Diga a seu professor suas condições financeiras e o que vc deseja e peça que ele oriente. Não pergunte ao vendedor, a maioria não sabe muito bem como se usa o instrumento e vai orientá-lo a comprar a marca mais conhecida.
     Repito: NÃO estou dizendo que a marca Yamaha não é boa, estou apenas dizendo que NÃO É A ÚNICA. Talvez vc consiga seu instrumento de uma marca boa e que não custe tão caro.


UNIDADE DE TEMPO E DE COMPASSO
      Unidade de tempo, é a figura que preenche um tempo em um compasso. 
      Unidade de compasso, é a figura que preenche o tempo do compasso. 
      Na representação do compasso, o numerador vai me mostrar quantas figuaras usar e o denominador qual figura usar. Veja:
      Para ter uma semibreve vou usar:
   1-
                                                                   

 2 -

4-
8-
16-
32-
64-

      No caso da fração 2/4 o quatro é correspondente a seminima, entao quem vai valer um tempo será a seminima, o dois me diz que devo usar duas seminimas pra preencher o compasso, então quem preenche o compasso é a figura da mínima.  se ao inéz de quatro fosse oito: 2/8 quem valeria um tempo seria a colcheia e novamente eu precisaria de duas colcheias pra prencher o compasso, então no caso, a figura que preencheria o compasso seria a seminima. Veja:



 FIGURAS ANTIGAS:
     Na escrita musical, haviam três figuras que cairam em desuso. São elas:



 


COMPASSOS COMPOSTOS

       Os compassos compostos são aqueles onde a unidade de tempo (figura que preenche o tempo) é pontuada. 
     COMPASSOS RELATIVOS: se usarmos a fração do compasso simples e multiplicarmos por 3/2 encomtraremos o compasso composto relativo dele. Do mesmo modo, se dividirmos a fração do compasso composto por 3/2 encontraremos o compasso simples relativo ao compasso composto que estamos usando. Veja:
  • 2/4 x 3/2 = 6/8
  • 12/16 dividido por 3/2 = 4/8
     PARA ACHAR A UNIDADE DE TEMPO E DE COMPASSO DOS COMPASSOS COMPOSTOS:
     Tendo a fração do compasso composto, divida por 3/2 e faça a unidade de tempo como se fosse um compasso simples, depois pontua e some tudo. Veja:



INTERVALOS
     Os intervalos são as distâncias entre os sons. Quando você sai da porta da sala da sua casa em direção a porta da sala de seus vizinhos, pode perceber que não usa a mesma quantidade de passos para o vizinho da direita e para o vizinho da esquerda. Digamos que os sons estejam colocados em uma escada, onde houvesse uma distancia menor para o degrau entre o dó e o si e essa mesma distância entre o mi e o fá. Já para os outros sons a distância fossem maiores. Bem é exatamente isso que ocorre com os sons. A distância maior chamamos de tom e a distância menor de semiton. Veja:




Se você observar bem, verá que as distâncias de tons são intermediárias por uma tecla preta e as de semiton, não:


      
 OUTROS INTERVALOS:

     Até agora, falamos de intervalos em notas próximas (chamadas de graus conjuntos), agora vamos falar de notas distantes, o que também chamamos de graus disjuntos.
    Quando os intervalos atingem duas notas, dizemos que é intervalo de segunda: Dó-Ré ou Lá-Sol. Quando ele atinge três, dizemos que é um intervalo de terça: Mi-Sol, por exemplo. Pela quantidade de tons e semitons que ele tenha, iremos dizer que ele é maior, aumentado, menor, diminuto ou justo. Só serão justos os intervalos de 4º,5ª e 8ª os outros serão classificados em Maiores, Menores. Já aumentados e diminutos todos podem ser. Veja:



     Uma dica pra você guardar os intervalos é observar os semitons no teclado(lembre-se= semitom é o espaço em branco do teclado, se tiver a tecla preta no meio seria tom), 
  • uma segunda com um semitom será menor, quando não tem o intervalo de semitom, ela é maior
  • uma terça com um semitom será menor,
  • uma quarta com um semitom será justa do outro caso será aumentada
  • uma quinta com dois semitons é diminuta (as outras são justas)
  • uma sexta com dois semitons é menor, se tiver um semitom será maior 
  • uma sétima com dois semitons é menor, se tiver um semitom será maior
atenção: quando a primeira nota do intervalo vier com sustenido e a segunda não, aquele intervalo será diminuído em meio tom, mas se o sustenido vier na segunda nota e não na primeira, você estará aumentando em meio tom.
  • no caso do bemol é o inverso, se ele for colocado só na primeira nota, você estaria aumentando em um semitom se for colocado na segunda, você estaria diminuindo um semitom.
  • quando for colocado sustenidos e bemóis nas duas notas, você não aumenta nem diminui, ela permanece igual.
     Quando temos mais de oito notas, os intervalos são chamados compostos. Para classificá-los, você aproxima a segunda nota e classifica como se fossem intervalos simples.


imagens tiradas do livro: "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas

CONTRATEMPO
     Contratempo é a pausa  colocado no tempo forte ou parte de tempo forte. No compasso, o primeiro tempo seria o forte seguido por tempos fracos. Se pegarmos um tempo e dividi-lo, teremos as partes de tempo, onde a primeira parte seria forte e as demais fracas. Veja:

  • No caso de compasso:

  • No caso de partes de tempo:
  • No caso de contratempos:




SÍNCOPES
     Síncope é a ligadura do tempo fraco para o tempo forte. Veja:

 

TONS VIZINHOS E AFASTADOS

     Tons vizinhos são aqueles que tem a mesma armadura de clave e um acidente a mais ou a menos. Existem vizinhos diretos e indiretos. Os diretos seriam a relativa, o quarto e o quinto grau e os indiretos seriam os tons relativos do quarto e quinto grau. Tons afastados são todos os outros. A importância de se saber os tons vizinhos, é porque eles nos ajudam a cifrar uma música.Geralmente você poderá tocar uma música usando somente o tom principal e os tons vizinhos. Uma boa dica me foi dada pela professora Zenilda (professora de violão popular) e repartirei com vocês:
     Chamaremos o acorde que vem no quarto grau de 2ª posição e o acorde que vem no quinto  grau de 3º posição.  Assim teremos os quadros abaixo com seus tons vizinhos:




 TONALIDADES MAIORES:
Prep
2º rel
Prep
3º rel
C
G7
C7
F
Am
E7
A7
Dm
D
A7
D7
G
Bm
F#7
B7
Em
E
B7
E7
A
C#m
G#7
C#7
F#m
F
C7
F7
B
Dm
A7
D7
Gm
G
D7
G7
C
Em
B7
E7
Am
A
E7
A7
D
F#m
C#7
F#7
Bm
B
F#7
B7
E
G#m
D#7
G#7
Cm





TONALIDADES MENORES:

Prep
Relativo
2º Rel
Prep
3º Rel
Cm
G7
C7
Fm
Eb
Bb7
Eb7
A
Dm
A7
D7
Gm
F
C7
F7
B
Em
B7
E7
Am
G
D7
G7
C
Fm
C7
F7
Bbm
Ab
Eb7
Ab7
Db
Gm
D7
G7
Cm
Bb
F7
Bb7
Eb
Am
E7
A7
Dm
C
G7
C7
F
Bm
F#7
B7
Em
D
A7
D7
G



COMO CIFRAR MÚSICA SÓZINHO

1.    Escolher uma melodia que se conheça bem
2.    Ao cantar tentar ouvir e sentir a hora em que mudam os acordes. (Geralmente é na sílaba mais forte que cantamos)
3.    Se a mudança for fraca ir para a 2ª posição, se a voz forçar, ir para a 3ª.
Qualquer música pode ser tocada em qualquer posição.

POSIÇÕES BÁSICAS E TONS RELATIVOS:
          Os violonistas populares gostam de cantar e de se acompanhar ao violão.
          Mas pode surgir um problema: como encontrara as mais prováveis posições que uma música normalmente exige para que se possa acompanhá-la satisfatoriamente?
          Escolhido o tom da música, pode-se encontrar essas posições entre os intervalos de sua própria escala.


FUNÇÕES DOS GRAUS
     Vamos supor que seja do modo Maior:
Dó – tônica (I)
Ré  - supertônica (II)
Mi – mediante (III)
Fá –subdominante(IV)
Sol – dominante(V)
Lá – superdominante (VI)
Si – sensível (VII)
Dó – tônica oitavada (VIII)
          As prováveis posições são:
·         Tônica
·         Dominante com a sétima
·         Tonica com a sétima
·         Subdominante
            Podem ser consideradas posições básicas. Vamos achar cada uma delas em dó maior.
  • Tônica (C) – é a posição fundamental de dó
  • Dominante com a sétima (G7) – é a sétima de sol
  • Tônica com a sétima (C7)
  • Subdominante – é a preposição fundamental de fá (F)
            Aí estão as posições básicas para se acompanhar em dó Maior:
C G7 C7 F
            Nos métodos práticos, essas posições são chamadas respectivamente de :
  • Primeira
  • Segunda
  • Preparação
  • Terceira
            Mas essas posições serviriam talvez só para acompanhar músicas bem simples, como valsas antigas ou canções infantis.
            Recorre-se então ao tom relativo, procurando ampliar o campo de ação. Para os tons maiores os relativos acham-se a um tom e meio abaixo, acontecendo o inverso para os menores. Em Dó Maior, portanto, o relativo é Lá Menor.
            O que foi feito em dó maior, repete-se em lá menor, para achar suas posições básicas. Observa-se que, na tônica com a sétima, o tom menor passa para maior.
  • Tônica - lá menor
  • Dominante com a sétima – mi 7
  • Tônica com a sétima-  lá7
  •  Subdominante – ré menor
            Então já temos oito posições básicas para acompanhar em dó maior e lá menor.
            Conhecer todas as posições básicas, ajuda bastante, mas não resolve totalmente os problemas do acompanhamento.Muitas melodias exigem uma harmonização que ultrapassa o campo dos tons relativos. Mas, se fôssemos relacionar novas séries de acordes, acabaríamos talvez incluindo todas as posições de todos os tons. A solução para essa dificuldade está na própria capacidade musical de cada um e numa hora dessas, mais vale um pouco de intuição e persistência, do que todas as formulas e regras da teoria musical.  Outra forma de harmonizar é usar o circulo das quintas e a cadência II-V que aprenderemos mais à frente. É importante também que se conheça as escalas tanto maiores, quanto menores.
ACORDES
     Acorde é a junção de três ou mais notas simultaneamente tendo uma relação de intervalos entre elas. Podemos ter acorde de três, quatro ou mais sons.


    Acordes de três sons:

     Damos o nome de "baixo" à nota mais grave (ela sempre fica em baixo de todas as notas).
     Damos o nome de "fundamental" à nota que dá origem ao acorde (tem o mesmo nome do acorde).
     Os acodes de três sons possuem três estados: 
  • fundamental = onde a nota que fica em baixo de todas as notas é a fundamental (tem o mesmo nome do acorde)
  • primeira inversão = quando a nota que forma um intervalo de terça com a fundamental está em baixo das outras ( o baixo é a terça). Essa é a nota que fica no meio do acorde.
  • segunda inversão = a nota que está no baixo é aquela que forma um intervalo de quinta com a fundamental (a última nota do acorde fica em baixo).



Existem três tipos de acordes de três sons:

  • perfeito maior = formado por três notas que,  no estado fundamental (colocadas na ordem da escala), formam um intervalo de terça maior entre a nota que dá o nome a escala (fundamental) e a nota do meio e um intervalo de quinta justa entre a nota fundamental e a ultima nota. Ou um intervalo de terça maior entre a fundamental e nota do meio e uma terça menor entre a nota do meio e a última nota.
Veja:





  • perfeito menor = é formado por três notas que no estado fundamental, formam um intervalo de terça menor entre a nota fundamental e terça nota (ou nota do meio) e uma quinta justa entre a nota fundamental e a quinta nota (ultima nota). Ou um intervalo de terça menor, seguido pelo intervalo de terça maior


  • quinta aumentada = quando no estado fundamental, é formado por uma terça maior e uma quinta aumentada. Ou uma sequência de terça maior e terça maior









  • quinta diminuta = quando no estado fundamental é formado por uma terça menor e uma quinta diminuta. Ou uma sequência de terça menor e terça menor
    
 

CIFRAS

          Para registrar os acordes usamos cifras que nada mais são do que letras do alfabeto. Em qualquer lugar do mundo as cifras querem dizer o mesmo som. Mesmo no japão, para escrever um acorde de dó maior você usaria a letra C. Você pode perguntar porque usar C em vez de D (já que dó começa com d) ou A (já que é a primeira letra do alfabeto). A resposta é que as cifras são escritas na língua saxônia enquanto as notas geralmente serão escritas na linguagem latina (dó, ré, mi,etc...). Alguns músicos costumam usar as cifras satânicas para notas também, mas elas são mais usadas para acordes.
Linguagem latina
Linguagem saxônica
Linguagem latina
Linguagem saxônica
Dó maior
C
Dó menor
Cm
Ré maior
D
Ré menor
Dm
Mi maior
E
Mi menor
Em
Fá maior
F
Fá menor
Fm
Sol maior
G
Sol menor
Gm
Lá maior
A
Lá menor
Am
Si maior
B
Si menor
Bm


     Veja outras cifras e como se leêm:
 

     Como você viu acima, podemos escrever uma cifra de maneiras diferente, mas existem formas aceitáveis, formas corretas e formas não corretas, veja abaixo na figura retirada do livro: Dicionário de Acordes Cifrados de Almir Chediak:
 
ACORDES DE QUATRO SONS 


     Os acordes de quatro sons, como o próprio nome diz, são formados de quatro notas. É formado pela sétima nota da escala, acrescentada ao acorde de 3 sons. são eles:

  • 7ª da dominante= formado por uma 7ª menor sob um acorde perfeito maior
  • 7ª da sensível= formado por uma 7ª menor sob um acorde de quinta diminuta
  • 7ª da diminuta= formado por uma 7ª diminuta sob um acorde de quinta diminuta.
     Se observarmos bem, eles são formados de 3 intervalos de terças sobrepostas onde:
  • 7ª da dominante= formado por uma 3ª maior, 3ª menor e uma 3ª menor
  • 7ª da sensível= formado por uma 3ª menor, 3ª menor e uma 3ª maior
  • 7ª da diminuta= formado por uma 3ª menor, 3ª menor e uma 3ª menor

     O acorde de 7ª dominante é encontrado no grau que recebe o seu nome: V grau ou seja dominante, tanto nas escalar maiores como nas menores
     O acorde de 7ª da sensível é encontrado no grau que leva o seu nome: VII grau das escalas maiores
    O acorde de 7ª da diminuta é encontrado no VII grau das escalas menores
    Veja:




     Os acordes mais usados são da 7ª da dominante e da 7ª da sensível, mas há ainda os acordes de 7ª maiores onde se acrescenta uma 7ª maior aos acordes de três sons. 
    ACORDE DE 4ª SUSPENSA

    Nesses acordes, troque a terça pela quarta nota da escala. No caso de Csus = ao invés de fazermos dó, mi, sol ou dó, mib, sol, tocaremos dó fá sol
DEMAIS ACORDES
    
 Os demais acordes como acordes de 9ª, 11ª, 14ª etc.. basta acrescentar os intervalos a partir da nota que dá nome ao acorde. Veja a tabela 
 



TABELA DE ACORDES

ACORDES MAIORES ( primeira, terceira e quinta nota da escala)
Cifragem
Como se lê
Notas
C
Dó maior
DÓ MI SOL
D
Ré maior
RÉ FÁ# LÁ
E
Mi maior
MI SOL# SI
F
Fá maior
FÁ LÁ DÓ
G
Sol maior
SOL SI RÉ
A
Lá maior
LÁ DÓ# MI
B
Si maior
SI RÉ# FÁ#

ACORDES MENORES (diminui meio tom da terceira nota)
Cifragem
Como se lê
Notas
Cm
Dó menor
DÓ MIb SOL
Dm
Ré menor
RÉ FÁ LÁ
Em
Mi menor
MI SOL SI
Fm
Fá menor
FÁ LÁb DÓ
Gm
Sol menor
SOL SIb RÉ
Am
Lá menor
LÁ DÓ MI
Bm
Si menor
SI RÉ FÁ#

ACORDES MAIORES COM QUINTA AUMENTADA (aumenta meio tom a 5ª)
Cifragem
Como se lê
Notas
C5#
Dó maior com a quinta aumentada
DÓ MI SOL#
D5#
Ré maior com a quinta aumentada
RÉ FÁ# LÁ#
E5#
Mi maior com a quinta aumentada
MI SOL# SI#
F5#
Fá maior com a quinta aumentada
FÁ LÁ DÓ#
G5#
Sol maior com a quinta aumentada
SOL SI RÉ#
A5#
Lá maior com a quinta aumentada
LÁ DÓ# MI#
B5#
Si maior com a quinta aumentada
SI RÉ# FÁx

ACORDES MENORES COM A QUINTA DIMINUTA (diminui meio tom a 5ª)
Cifragem
Como se lê
Notas
Cm5b
Dó menor com a quinta diminuta
DÓ MIb SOLb
Dm5b
Ré menor com a quinta diminuta
RÉ FÁ LÁb
Em5b
Mi maior com a quinta diminuta
MI SOL SIb
Fm5b
Fá menor com a quinta diminuta
FÁ LÁb DÓb
Gm5b
Sol menor com a quinta diminuta
SOL SIb RÉb
Am5b
Lá menor com a quinta diminuta
LÁ DÓ MIb
Bm5b
Si menor com a quinta diminuta
SI RÉ FÁ

ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MENOR (diminui um tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde maior)
Cifragem
Como se lê
Notas
C7
Dó maior com sétima
DÓ MI SOL SIb
D7
Ré maior com sétima
RÉ FÁ#LÁ DÓ
E7
Mi maior com sétima
MI SOL# SI RÉ
F7
Fá maior com sétima
FÁ LÁ DÓ MIb
G7
Sol maior com sétima
SOL SI RÉ FÁ
A7
Lá maior com sétima
LÁ DÓ# MI SOL
B7
Si maior com sétima
SI RÉ# FÁ# LÁ

ACORDES MENORES COM SÉTIMA MENOR (diminui um tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde menor)
Cifragem
Como se lê
Notas
Cm7
Dó menor com sétima
DÓ MIb SOLSIb
Dm7
Ré menor com sétima
RÉ FÁ LÁ DÓ
Em7
Mi maior com sétima
MI SOL SI RÉ
Fm7
Fá menor com sétima
FÁ LÁb DÓ MIb
Gm7
Sol menor com sétima
SOL SIb RÉ FÁ
Am7
Lá menor com sétima
LÁ DÓ MI SOL
Bm7
Si menor com sétima
SI RÉ FÁ# LÁ                

ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MAIOR (diminui meio tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde maior)
Cifragem
Como se lê
Notas
C7#
Dó maior com sétima maior
DÓ MI SOL SI
D7#
Ré maior com sétima maior
RÉ FÁ#LÁ DÓ#
E7#
Mi maior com sétima maior
MI SOL# SI RÉ#
F7#
Fá maior com sétima maior
FÁ LÁ DÓ MI
G7#
Sol maior com sétima maior
SOL SI RÉ FÁ#
A7#
Lá maior com sétima maior
LÁ DÓ# MI SOL#
B7#
Si maior com sétima maior
SI RÉ# FÁ# LÁ#

ACORDES MENORES COM SÉTIMA MAIOR (diminui meio tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde menor)
Cifragem
Como se lê
Notas
Cm7#
Dó menor com sétima maior
DÓ MIb SOLSI
Dm7#
Ré menor com sétima maior
RÉ FÁ LÁ DÓ#
Em7#
Mi maior com sétima maior
MI SOL SI RÉ#
Fm7#
Fá menor com sétima maior
FÁ LÁb DÓ MI
Gm7#
Sol menor com sétima maior
SOL SIb RÉ FÁ#
Am7#
Lá menor com sétima maior
LÁ DÓ MI SOL#
Bm7#
Si menor com sétima maior
SI RÉ FÁ# LÁ#                
ACORDES DE SÉTIMA DIMINUTA (diminui um tom da 1ª nota e acrescenta ao acorde diminuto)
Cifragem
Como se lê
Notas
C° ou Cdim
Dó diminuta
DÓ MIb SOLSIbb
D° ou Ddim
Ré diminuta
RÉ FÁ LÁ DÓb
E° ou Edim
Mi diminuta
MI SOL SI RÉb
F° ou Fdim
Fá diminuta
FÁ LÁb DÓ MIbb
G° ou Gdim
Sol diminuta
SOL SIb RÉ FÁb
A° ou Adim
Lá diminuta
LÁ DÓ MI SOLb
B° ou Bdim
Si diminuta
SI RÉ FÁ# LÁb               

ACORDES MAIORES COM SEXTA (acrescenta-se a 6ª ao acorde maior)
Cifragem
Como se lê
Notas
C6
Dó maior com sexta
DÓ MI SOL LÁ
D6
Ré maior com sexta
RÉ FÁ#LÁ SI
E6
Mi maior com sexta
MI SOL# SI DÓ#
F6
Fá maior com sexta
FÁ LÁ DÓ RÉ#
G6
Sol maior com sexta
SOL SI RÉ MI
A6
Lá maior com sexta
LÁ DÓ# MI FÁ#
B6
Si maior com sexta
SI RÉ# FÁ# SOL#

ACORDES MENORES COM SEXTA (acrescenta-se a 6ª ao acorde maior)
Cifragem
Como se lê
Notas
Cm6
Dó menor com sexta
DÓ MIb SOL LÁ
Dm6
Ré menor com sexta
RÉ FÁ LÁ SI
Em6
Mi menor com sexta
MI SOL SI DÓ#
Fm6
Fá menor com sexta
FÁ LÁb DÓ RÉ#
Gm6
Sol menor com sexta
SOL SIb RÉ MI
Am6
Lá menor com sexta
LÁ DÓ MI FÁ#
Bm6
Si menor com sexta
SI RÉ FÁ# SOL#

ACORDES DE QUARTA SUSPENSA ( substitui-se a terceira nota pela quarta)
Cifragem
Como se lê
Notas
C4 ou Csus
Dó com a quarta suspensa
DÓ FÁ SOL
D4 ou Dsus
Ré com a quarta suspensa
RÉ SOL LÁ
E4 ou Esus
Mi com a quarta suspensa
MI LÁ SI
F4 ou Fsus
Fá com a quarta suspensa
FÁ SI DÓ
G4 ou Gsus
Sol com a quarta suspensa
SOL DÓ RÉ
A4 ou Asus
Lá com a quarta suspensa
LÁ RÉ MI
B4 ou Bsus
Si com a quarta suspensa
SI DÒ FÁ#


         ACORDES SUSTENIZADOS
Eleve todas as notas em meio tom
ACORDES MAIORES
Cifragem
Como se lê
Notas
C#
Dó sustenido maior
DÓ# MI# SOL#
D#
Ré sustenido maior
RÉ# FÁx LÁ#
E#
Mi sustenido maior
MI# SOLx SI#
F#
Fá sustenido maior
FÁ# LÁ# DÓ#
G#
Sol sustenido maior
SOL# SI# RÉ#
A#
Lá sustenido maior
LÁ# DÓx MI#
B#
Si sustenido maior
SI# RÉx FÁx

ACORDES MENORES
Cifragem
Como se lê
Notas
C#m
Dó sustenido menor
DÓ# MI SOL#
D#m
Ré sustenido menor
RÉ# FÁ# LÁ#
E#m
Mi sustenido maior
MI# SOL# SI#
F#m
Fá sustenido menor
FÁ# LÁ DÓ#
G#m
Sol sustenido menor
SOL# SI RÉ#
A#m
Lá sustenido menor
LÁ# DÓ# MI#
B#m
Si sustenido menor
SI# RÉ# FÁx

ACORDES MAIORES COM QUINTA AUMENTADA
Cifragem
Como se lê
Notas
C#5#
Dó# maior com a quinta aumentada
DÓ# MI# SOLx
D#5#
Ré# maior com a quinta aumentada
RÉ# FÁx LÁx
E#5#
Mi# maior com a quinta aumentada
M# SOLx SIx
F#5#
Fá# maior com a quinta aumentada
FÁ# LÁ# DÓx
G#5#
Sol# maior com a quinta aumentada
SOL# SI# RÉx
A#5#
Lá# maior com a quinta aumentada
LÁ# DÓx MIx
B#5#
Si# maior com a quinta aumentada
SI# RÉx FÁ#x

ACORDES MENORES COM A QUINTA DIMINUTA
Cifragem
Como se lê
Notas
C#m5b
Dó# menor com a quinta diminuta
DÓ# MI SOL
D#m5b
Ré# menor com a quinta diminuta
RÉ# FÁ# LÁ
E#m5b
Mi# maior com a quinta diminuta
MI# SOL# SI
F#m5b
Fá# menor com a quinta diminuta
FÁ# LÁ DÓ
G#m5b
Sol# menor com a quinta diminuta
SOL# SI RÉ
A#m5b
Lá# menor com a quinta diminuta
LÁ# DÓ# MI
B#m5b
Si# menor com a quinta diminuta
SI# RÉ# FÁ#

ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
Como se lê
Notas
C#7
Dó sustenido maior com sétima
DÓ# MI# SOL# SI
D#7
Ré sustenido maior com sétima
RÉ# FÁx LÁ# DÓ#
E#7
Mi sustenido maior com sétima
MI# SOLx SI# RÉ#
F#7
Fá sustenido maior com sétima
FÁ# LÁ# DÓ# MI
G#7
Sol sustenido maior com sétima
SOL# SI# RÉ# FÁ#
A#7
Lá sustenido maior com sétima
LÁ# DÓx MI# SOL#
B#7
Si sustenido maior com sétima
SI# RÉx FÁx LÁ#

ACORDES MENORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
Como se lê
Notas
C#m7
Dó sustenido menor com sétima
DÓ# MI SOL# SI
D#m7
Ré sustenido menor com sétima
RÉ# FÁ# LÁ# DÓ#
E#m7
Mi sustenido maior com sétima
MI# SOL# SI# RÉ#
F#m7
Fá sustenido menor com sétima
FÁ# LÁ DÓ# MI
G#m7
Sol sustenido menor com sétima
SOL# SI RÉ# FÁ#
A#m7
Lá sustenido menor com sétima
LÁ# DÓ# MI# SOL#
B#m7
Si sustenido menor com sétima
SI# RÉ# FÁx LÁ#                 

ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
Como se lê
Notas
C#7#
Dó# maior com sétima maior
DÓ# MI# SOL# SI#
D#7#
Ré# maior com sétima maior
RÉ# FÁx LÁ# DÓx
E#7#
Mi# maior com sétima maior
MI# SOLx SI# RÉx
F#7#
Fá# maior com sétima maior
FÁ# LÁ# DÓ# MI#
G#7#
Sol# maior com sétima maior
SOL# SI# RÉ# FÁx
A#7#
Lá# maior com sétima maior
LÁ# DÓx MI# SOLx
B#7#
Si# maior com sétima maior
SI# RÉx FÁx LÁx

ACORDES MENORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
Como se lê
Notas
C#m7#
Dó# menor com sétima maior
DÓ# MI SOL# SI#
D#m7#
Ré# menor com sétima maior
RÉ# FÁ# LÁ# DÓx
E#m7#
Mi# maior com sétima maior
MI# SOL# SI# RÉx
F#m7#
Fá# menor com sétima maior
FÁ# LÁ DÓ# MI#
G#m7#
Sol# menor com sétima maior
SOL# SI RÉ# FÁx
A#m7#
Lá# menor com sétima maior
LÁ# DÓ# MI# SOLx
B#m7#
Si# menor com sétima maior
SI# RÉ# FÁx LÁx                



ACORDES DE SÉTIMA DIMINUTA
Cifragem
Como se lê
Notas
C#° ou C#dim
Dó sustenido diminuta
DÓ# MI SOL# SIb
D#° ou D#dim
Ré sustenido diminuta
RÉ# FÁ# LÁ# DÓ
E#° ou E#dim
Mi sustenido diminuta
MI# SOL# SI# RÉ
F#° ou F#dim
Fá sustenido diminuta
FÁ# LÁ DÓ# MIb
G#° ou G#dim
Sol sustenido diminuta
SOL# SI RÉ# FÁ
A#° ou A#dim
Lá sustenido diminuta
LÁ# DÓ# MI# SOL
B#° ou B#dim
Si sustenido diminuta
SI# RÉ# FÁx LÁ                

ACORDES MAIORES COM SEXTA
Cifragem
Como se lê
Notas
C#6
Dó sustenido maior com sexta
DÓ# MI# SOL# LÁ#
D#6
Ré sustenido maior com sexta
RÉ# FÁx LÁ SI
E#6
Mi sustenido maior com sexta
MI SOL# SI# DÓx
F#6
Fá sustenido maior com sexta
FÁ# LÁ# DÓ# RÉx
G#6
Sol sustenido maior com sexta
SOL# SI# RÉ# MI#
A#6
Lá sustenido maior com sexta
LÁ# DÓx MI# FÁx
B#6
Si sustenido maior com sexta
SI# RÉx FÁx SOLx

ACORDES MENORES COM SEXTA
Cifragem
Como se lê
Notas
C#m6
Dó sustenido menor com sexta
DÓ# MI SOL# LÁ#
D#m6
Ré sustenido menor com sexta
RÉ# FÁ# LÁ# SI#
E#m6
Mi sustenido menor com sexta
MI# SOL# SI# DÓx
F#m6
Fá sustenido menor com sexta
FÁ# LÁ DÓ# RÉx
G#m6
Sol sustenido menor com sexta
SOL# SI RÉ# MI#
A#m6
Lá sustenido menor com sexta
LÁ# DÓ# MI# FÁx
B#m6
Si sustenido menor com sexta
SI# RÉ# FÁx SOLx

ACORDES DE QUARTA SUSPENSA
Cifragem
Como se lê
Notas
C#4 ou C#sus
Dó# com a quarta suspensa
DÓ# FÁ# SOL#
D#4 ou D#sus
Ré# com a quarta suspensa
RÉ# SOL# LÁ#
E#4 ou E#sus
Mi# com a quarta suspensa
MI# LÁ# SI#
F#4 ou F#sus
Fá# com a quarta suspensa
FÁ # SI# DÓ#
G#4 ou G#sus
Sol# com a quarta suspensa
SOL# DÓ# RÉ#
A#4 ou A#sus
Lá# com a quarta suspensa
LÁ# RÉ# MI#
B#4 ou B#sus
Si# com a quarta suspensa
SI# DO# FÁx



ACORDES BEMONIZADOS
Abaixe todas as notas em meio tom
ACORDES MAIORES
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb
Dó bemol maior
DÓb MIb SOLb
Db
Ré bemol maior
RÉb FÁ LÁb
Eb
Mi bemol maior
MIb SOLSIb
Fb
Fá bemol maior
FÁb LÁb DÓb
Gb
Sol bemol maior
SOLb SIb RÉb
Ab
Lá bemol maior
LÁb DÓ MIb
Bb
Si bemol maior
SIb RÉ FÁ

ACORDES MENORES
Cifragem
Como se lê
Notas
Cbm
Dó bemol menor
DÓb MIbb SOLb
Dbm
Ré bemol menor
RÉb FÁb LÁb
Ebm
Mi bemol maior
MIb SOLb SIb
Fbm
Fá bemol menor
FÁb LÁbb DÓb
Gbm
Sol bemol menor
SOLb SIbb RÉb
Abm
Lá bemol menor
LÁb DÓb MIb
Bbm
Si bemol menor
SIb RÉb FÁ

ACORDES MAIORES COM QUINTA AUMENTADA
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb5#
Dób maior com a quinta aumentada
DÓb MIb SOL
Db5#
Réb maior com a quinta aumentada
RÉb FÁ LÁ
Eb5#
Mib maior com a quinta aumentada
MIb SOL SI
Fb5#
Fáb maior com a quinta aumentada
FÁ bLÁb DÓ
Gb5#
Solb maior com a quinta aumentada
SOLb SIb RÉ
Ab5#
Láb maior com a quinta aumentada
LÁb DÓ MI
Bb5#
Sib maior com a quinta aumentada
SIb RÉ FÁ#

ACORDES MENORES COM A QUINTA DIMINUTA
Cifragem
Como se lê
Notas
Cbm5b
Dób menor com a quinta diminuta
DÓb MIbb SOLbb
Dbm5b
Réb menor com a quinta diminuta
RÉb FÁb LÁbb
Ebm5b
Mib maior com a quinta diminuta
MIb SOLb SIbb
Fbm5b
Fáb menor com a quinta diminuta
FÁb LÁbb DÓbb
Gbm5b
Solb menor com a quinta diminuta
SOLb SIbb RÉbb
Abm5b
Láb menor com a quinta diminuta
LÁb DÓb MIbb
Bbm5b
Sib menor com a quinta diminuta
SIb RÉb FÁb


ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb7
Dó bemol maior com sétima
DÓb MIb SOLb SIbb
Db7
Ré bemol maior com sétima
RÉb FÁ LÁb DÓb
Eb7
Mi bemol maior com sétima
MIb SOL SIb RÉb
Fb7
Fá bemol maior com sétima
FÁb LÁb DÓb MIbb
Gb7
Sol bemol maior com sétima
SOLb SIb RÉb FÁb
Ab7
Lá bemol maior com sétima
LÁb DÓ MIb SOLb
Bb7
Si bemol maior com sétima
SIb RÉ FÁ LÁb

ACORDES MENORES COM SÉTIMA MENOR
Cifragem
Como se lê
Notas
Cbm7
Dó bemol menor com sétima
DÓb MIbb SOLb SIbb
Dbm7
Ré bemol menor com sétima
RÉb FÁb LÁb DÓb
Ebm7
Mi bemol maior com sétima
MIb SOLb SIb RÉb
Fbm7
Fá bemol menor com sétima
FÁb LÁbb DÓb MIbb
Gbm7
Sol bemol menor com sétima
SOLb SIbb RÉb FÁb
Abm7
Lá bemol menor com sétima
LÁb DÓb MIb SOLb
Bbm7
Si bemol menor com sétima
SIb RÉb FÁ LÁb                

ACORDES MAIORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb7#
Dó bemol maior com sétima maior
DÓb MIb SOLb SIb
Db7#
Ré bemol maior com sétima maior
RÉb FÁ LÁb DÓ
Eb7#
Mi bemol maior com sétima maior
MIb SOL SIb RÉ
Fb7#
Fá bemol maior com sétima maior
FÁb LÁb DÓb MIb
Gb7#
Sol bemol maior com sétima maior
SOLb SIb RÉb FÁ
Ab7#
Lá bemol maior com sétima maior
LÁb DÓ MIb SOL
Bb7#
Si bemol maior com sétima maior
SIb RÉ FÁ LÁ

ACORDES MENORES COM SÉTIMA MAIOR
Cifragem
Como se lê
Notas
Cbm7#
Dó menor com sétima maior
DÓb MIbb SOLb SIb
Dbm7#
Ré menor com sétima maior
RÉb FÁb LÁb DÓ
Ebm7#
Mi maior com sétima maior
MIb SOLb SIb RÉ
Fbm7#
Fá menor com sétima maior
FÁb LÁbb DÓb MIb
Gbm7#
Sol menor com sétima maior
SOLb SIbb RÉb FÁ
Abm7#
Lá menor com sétima maior
LÁb DÓb MIb SOL
Bbm7#
Si menor com sétima maior
SIb RÉb FÁ  LÁ                

ACORDES DE SÉTIMA DIMINUTA
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb° ou Cbdim
Dó bemol diminuta
DÓb MIbb SOLb SIbbb
Db° ou Dbdim
Ré bemol diminuta
RÉb FÁb LÁb DÓbb
Eb° ou Ebdim
Mi bemol diminuta
MIb SOLb SIb RÉbb
Fb° ou Fbdim
Fá bemol diminuta
FÁb LÁbb DÓb MIbbb
Gb° ou Gbdim
Sol bemol diminuta
SOLb SIbb RÉb FÁbb
Ab° ou Abdim
Lá bemol diminuta
LÁb DÓb MIb SOLbb
Bb° ou Bbdim
Si bemol diminuta
SIb RÉb FÁ LÁbb               

ACORDES MAIORES COM SEXTA (acrescenta-se a 6ª ao acorde maior)
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb6
Dó bemol maior com sexta
DÓb MIb SOLb LÁb
Db6
Ré bemol maior com sexta
RÉb FÁ LÁb SIb
Eb6
Mi bemol maior com sexta
MIb SOL SIb DÓ
Fb6
Fá bemol maior com sexta
FÁb LÁb DÓb RÉ
Gb6
Sol bemol maior com sexta
SOLb SIb RÉb MIb
Ab6
Lá bemol maior com sexta
LÁb DÓ  MIb FÁ
Bb6
Si bemol maior com sexta
SIb RÉ FÁ SOL

ACORDES MENORES COM SEXTA
Cifragem
Como se lê
Notas
Cbm6
Dó bemol menor com sexta
DÓb MIbb SOLb LÁb
Dbm6
Ré bemol menor com sexta
RÉb FÁb LÁb SIb
Ebm6
Mi bemol menor com sexta
MIb SOLb SIb DÓ
Fbm6
Fá bemol menor com sexta
FÁb LÁbb DÓb RÉ
Gbm6
Sol bemol menor com sexta
SOLb SIbb RÉb MIb
Abm6
Lá bemol menor com sexta
LÁb DÓb MIb FÁ
Bbm6
Si bemol menor com sexta
SIb RÉb FÁ SOL

ACORDES DE QUARTA SUSPENSA
Cifragem
Como se lê
Notas
Cb4 ou Cbsus
Dó bemol com a quarta suspensa
DÓb FÁb SOLb
Db4 ou Dbsus
Ré bemol com a quarta suspensa
RÉb SOLb LÁb
Eb4 ou Ebsus
Mi bemol com a quarta suspensa
MIb LÁb SIb
Fb4 ou Fbsus
Fá bemol com a quarta suspensa
FÁb SIb DÓb
Gb4 ou Gbsus
Sol bemol com a quarta suspensa
SOLb DÓb RÉb
Ab4 ou Absus
Lá bemol com a quarta suspensa
LÁb RÉb MIb
Bb4 ou Bbsus
Si bemol com a quarta suspensa
SIb DÒb FÁ

DEMAIS ACORDES:
Para acordes com 9, 11 e 14, acrescente os intervalos correspondentes a um acorde de 7ª. Ex: C(dó maior): dó mi sol C9(dó com nona): acrescente a nona: do mi sol sib ré


QUIALTERAS:


     Quialteras, é quando modificamos o tempo das figuras. Elas podem ser para mais (aumentativas) ou para menos (diminutivas). As quialteras aumentativas, podem ser ainda: 
  • regular: quando possui o mesmo grupo (quantidade) de figuras mais a metade da quantidade. EX: se o grupo normal de figuras para um tempo for quatro semicolcheias e eu acrescentar mais duas. 
  • irregular: quando aumento o grupo de figuras de forma que não a mesma quantidade e mais a metade. Veja:

aumentativas regulares:





 

aumentativas irregulares:

diminutivas





misturadas notas e pausas:





VOZES:
     Chamamos de voz o movimento das cordas vocais. De acordo com a extensão e o timbre, classificam-se em femininas e masculinas.
     Chamamos de extensão a quantidade de sons cantados. 
     As vozes de um adulto podem ser classificada em:
femininas:
  • soprano
  • meio soprano
  • contralto
e masculinas:
  • tenos
  • barítono 
  • baixo
quanto a vozes infantis teremos:
femininas:
  • sopranino
  • contraltino
masculinas:
  • tenorino
  • contraltino 

     Quanto a sua extensão:





As imagens foram tiradas dos livros : "Princípios Básicos da Música para a Juventude" de Maria Luisa de Mattos Priolli(segundo volume);Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Mario Mascarenhas (segundo volume);"Pontos de Teoria Musical" de Virginia S Fiusa, è Fácil Tocar por Cifras de Mario Mascarenhas e algumas foram retiradas da internete



Se acaso você tiver alguma dúvida sobre os assuntos colocados aqui, poste em comentários que eu a esclarecerei

Um comentário:

  1. eu tenho uma dúvida sobre graus, qual a finalidade de cada uma e porque alguns são maiores,menores e justos e como eu sei se é M,m ou J

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obrigada por seu comentario